Colunistas - Fernando Pedroso
Fernando Pedroso, 25 anos, decidiu seguir a carreira de jornalista para ficar mais próximo dos automóveis. Crítico, está atento a números e detalhes, que vão desde desempenho do veículo até acabamento da cabine.
Ainda a inspeção
21/01/2009 - Fernando Pedroso
Fonte: iCarros
Eu sei que a minha colega Anelisa Lopes já tocou no assunto, mas eu não poderia ficar de fora da discussão sobre a
inspeção veicular. Primeiro, gostaria de enfatizar que eu acho a vistoria muito justa, mas não da forma que está sendo feita. A começar, pelo fato de apenas os carros fabricados depois de 2003 serem obrigados a passar pelo processo inicialmente.
Veja bem. Que carro com apenas cinco anos de uso pode apresentar falhas graves em seu funcionamento? Mas os donos de carros com menos de cinco anos têm mais dinheiro para pagar os R$ 52,73 da taxa, não é mesmo? Escrevo isso justamente no dia que vi um Fusca sem lanternas e com uma apagada placa amarela circulando pela avenida Washington Luiz, uma das maiores e mais movimentadas na zona sul de São Paulo.
Não seria este carro que deveria passar pela vistoria? Não seria este carro que deveria pagar um IPVA (imposto sobre propriedade de veículos automotores) mais alto que os carros mais novos? Ao contrário, nem imposto paga e ainda circula livremente pela capital paulista sem ser apreendido. Vai saber há quanto tempo o dono daquele Fusca não paga licenciamento. E se ele causar um acidente, quem se responsabiliza?
Pena que as autoridades não se interessem por isso. Querem saber só dos R$ 52,73 dos proprietários dos carros novos. Para mim, isso só vai mudar quando adotarem o chip eletrônico. Pena que, com isso, lá se irão alguns reais nossos.
0 a 100 km/h
- A Fiat lançou o Punto como um ‘Sportback’. A Palio Adventure Locker chegou como ‘SUV Light’. Agora é a vez da Peugeot 207 Escapade ser apresentada como ‘Cross-State’. São tantas categorias novas que eu já não sei mais quem concorre com quem.
- E falando em Fiat, a montadora, cujo presidente disse que apenas alguns grupos grandes vaõ sobreviver e excluiu a própria empresa da lista, comprou 35% da Chrysler. Está se fortalecendo para contradizer o próprio presidente.