entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

"Esportivos": Fiesta Sport ou Fox Pepper?

Sem nenhuma alteração mecânica, Ford Fiesta Sport e VW Fox Pepper pegam carona no visual esportivo

10/07/2015 - Texto: Thiago Moreno / Fotos: Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

Em tempos em que até o humilde VW up! 1.0 turbinado consegue ter mais potência que muitos 1.6 por aí, parece que a indústria automotiva está vivendo uma nova onda de esportivos compactos. O Ford Fiesta Sport e o Volkswagen Fox Pepper entraram nessa moda, mas com foco em um público que se importa mais com o visual que invoca esportividade que com alterações mecânicas que de fato possam aprimorar o comportamento dinâmico. Dentro desta proposta, qual é o melhor hatch “esporte”?.

Primeiramente, os diferenciais de cada carro. O Fiesta Sport custa R$ 58.990 e se baseia na versão intermediária SE 1.6. Para melhorar seu apelo esportivo, tem lanternas escurecidas, rodas pretas, saias frontal e laterais e um aerofólio maior na traseira. O Fox Pepper (pimenta, em inglês), por sua vez, tem origem na configuração Highline do hatch, a mais completa. Custa consideravelmente menos: R$ 54.120. Para se diferenciar, traz espelhos vermelhos, soleiras de porta exclusivas, inscrição “Pepper” nos bancos e detalhes vermelhos dentro da cabine.

De série, ambos trazem direção elétrica, rodas de 15”, rádio com conectividade via Blutooth e USB, controle de tração e acionamento elétrico para vidros, espelhos e travas. Possuem ajuste de altura e profundidade para volante, que agregam os comandos do rádio, e de altura para o banco do motorista. No caso do Fiesta, os assentos são cobertos por tecido, enquanto o Fox traz acabamento em couro. Só que o Ford responde com auxiliar de partida em rampa, controle de estabilidade, ar-condicionado digital, e uma função da central multimídia que, se conectado por Bluetooth a um celular, aciona o resgate do SAMU ao detectar que o veículo sofreu um acidente. Por sua vez, o VW traz sensores de estacionamento tanto para a dianteira como para a traseira do carro.

O Fiesta não possui opcionais, mas a cor preta perolizada custa R$ 1.270, elevando o preço do carro a R$ 60.260. Já o Fox das imagens está cheio de opcionais, como sensores crepuscular e de chuva, teto solar, sistema de navegação integrado à central multimídia, auxiliar de partida em rampa, controle de estabilidade, espelho interno eletrocrômico e piloto automático. Somando tudo, o carro das fotos custa R$ 63.340. Adicionando-se apenas o pacote que inclui o auxiliar de partida e controle de estabilidade - fazendo uma equivalência mais próxima ao Fiesta - o Pepper custa R$ 55.360.

Nas medidas, os carros comprovam o que é possível ver nas fotos: o Fox é mais curto e alto, enquanto o Fiesta é mais baixo e longo. O VW mede 3,9 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. Respectivamente o Ford tem 4 m, 1,7 m, 1,4 m e 2,5 m. De porta-malas, leve vantagem para o último: são 281 litros contra 270 litros do primeiro.

Vivendo de aparência

Como não sofreram alterações mecânicas, os conjuntos propulsores do Fiesta Sport e do Fox Pepper são os mesmos das versões em que se baseiam. No caso do Ford, trata-se de 1.6 16V com comando variável de válvulas capaz de render 130 cv e 16 kgfm com etanol e 125 cv e 15,4 kgfm de torque com gasolina. A VW usa uma configuração similar 1.6 16V com comando variável, mas entregando 120 cv/16,8 kgfm e 110 cv/15,4 kgfm, respectivamente. O primeiro tem mais potência, enquanto o segundo tem mais torque. O Fiesta é manual cinco marchas, enquanto o Fox é manual de seis com a caixa robotizada I-Motion com cinco velocidades como opcional.

Apesar da potência extra, o torque ligeiramente inferior e marchas mais longas para compensar a falta de mais relações penaliza o Fiesta Sport. O hatch completa a aceleração de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos contra 9,8 segundos do Fox Pepper. Leve vantagem para o Ford em velocidade máxima: 190 km/h contra 189 km/h. Mas quem se importa? É um número órfão de estradas no Brasil onde seja possível e, principalmente, legal, fazer tal empreitada.

E talvez seja essa a ideia desses dois esportivos. Pra quê pagar a conta de um motor arisco e uma suspensão mais firme que o normal se não há um lugar para aproveitar? Então, há, sim, um mercado para um “esportivo” só de aparência, afinal é ela um forte fator de apelo na hora da compra. E, apesar dos aerofólios, você ainda tem toda a praticidade de um Fiesta ou de um Fox normal, apenas com uma roupa diferente. O porta-malas é razoável e o espaço interno é suficiente para quatro adultos em ambos. 

E se avaliados como esportivos?

Olhando-se pelo prisma de um pequeno esportivo, é preciso avaliar os rivais em termos de desempenho e, mais importante, em como eles fazem o motoristas se sentirem atrás do volante. Nesse campo, o motor do Fox Pepper é mais elástico, entrega sempre a mesma aceleração não importando se o regime de rotações é mais alto ou mais elevado. Entre 1.000 rpm e 5.000 rpm, o VW responde prontamente. Os engates de marcha são leves e precisos e a sexta marcha fica apenas para “acalmar” o motor em regimes rodoviários.

Do outro lado, o Fiesta Sport é claramente um motor que desenvolveria bem em regimes mais elevados, mas o público brasileiro não vê com bons olhos os carros que não entregam torque em baixa. Com uma calibração diferente da europeia (até por causa do uso de etanol no Brasil), o hatch da Ford responde bem até as 2.000 rpm, perde um pouco de fôlego até as 5.000 rpm e, daí até as 6.500 rpm, quando ocorre o corte de giro, até lembra um esportivo, pois acelera com mais vigor. Apesar de ter menos marchas, o câmbio da Ford é que se saiu melhor quando avaliado esportivamente: mais firme, é o que ofereceu mais prazer nas trocas. Se tivesse seis relações, teria feito gato e sapato da caixa da VW, que agrada mais no anda e para do trânsito.

Se você gosta de se divertir nas curvas, mesmo que seja apenas uma alça de ponte, o Fox Pepper é o mais tranquilo, mas também o mais sem sal. No limite, rola pouco, não assusta, mas também não põe um sorriso na sua cara. Fazer a curva para o VW causa a mesma comoção de qualquer outra situação, como se o carro cumprisse apenas seu dever e nada mais.

O Fiesta Sport é diferente. Ele dá umas pequenas pistas de que ele, na verdade, queria um turbo e uns 180 cv, mas tem que se virar com o que tem. Esticando-se as marchas, as respostas ficam um pouquinho mais ariscas perto da faixa vermelha do conta-giros e as rodas obedecem fielmente às ordens do volante. Na mesma alça de ponte você se pega em quarta marcha a 40 km/h no Fox esperando para entrar na via, enquanto no Fiesta a graça está em fazer isso de segunda, controlando o acelerador e o volante para neutralizar a leve tendência de deixar a traseira escapar do Ford. E isso é divertido - e um pouco viciante, devo confessar.

Escolha de Thiago Moreno - O Fox Pepper podia ganhar a sua garagem, se o visual for tudo para você. É pratico e fácil de guiar, além de ser mais barato que o rival. O Fiesta Sport, no entanto, diverte mais que o rival não só pela aparência, mas pelo conjunto mecânico, e leva este comparativo.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.