Câmbio automático eleva status de Logan e Cobalt

Novato e com caixa mais moderna, o modelo da Chevrolet encara o Renault na briga por quem quer conforto abaixo dos R$ 50 mil

01/10/2012 - Texto e fotos: Rafael Mandelli / Fonte: iCarros

 
 
Chevrolet Cobalt x Renault Logan
  • 1 | 21
  • Chevrolet Cobalt x Renault Logan
  • Chevrolet Cobalt x Renault Logan Chevrolet Cobalt x Renault Logan Chevrolet Cobalt x Renault Logan Chevrolet Cobalt Renault Logan Chevrolet Cobalt x Renault Logan Renault Logan Chevrolet Cobalt Com rebatimento do banco traseiro, Cobalt aumenta sua capacidade de carga Chevrolet Cobalt Chevrolet Cobalt Chevrolet Cobalt Renault Logan Renault Logan Renault Logan Enquanto painel do Logan é mais simples, Chevrolet Cobalt ganhou desenho futurista Na versão LT Cobalt não sai da fábrica com volante equipado com ajuste do rádio. Logan leva de série na versão Expression Chevrolet Cobalt x Renault Logan Câmbio do Cobalt tem opção de troca manual Ajuste de altura no Cobalt não é funcional; Logan tem equipamento mais simples Chevrolet Cobalt x Renault Logan
Apesar de serem classificados como sedãs pequenos, Renault Logan e Chevrolet Cobalt têm porte de carros médios. Para se descolarem dos modelos populares e dos rivais com câmbio automatizado, ambos oferecem a caixa automática convencional com conversor de torque, que oferece uma condução mais confortável e geralmente só encontrada em carros de segmentos superiores.


Os modelos concorrem pelo mesmo público e, mesmo sendo o novato no segmento, o Chevrolet acumulou 48.450 unidades emplacadas até setembro deste ano. Já o Logan totalizou 26.230 carros vendidos em 2012. A oferta de configurações do Logan cresceu em agosto de 2011 com a chegada do câmbio automático de quatro velocidades. Em setembro de 2012, foi a vez da apresentação do equipamento, dessa vez com seis marchas, para o sedã da Chevrolet. 


O Logan na versão Expression automática é equipado com motor 1.6 16V de 112 cv de potência  abastecido com etanol e 107 cv com gasolina. O preço inicial é de R$ 39.230. Do outro lado, por R$ 46.690, o Chevrolet Cobalt na configuração LT leva motor 1.8 8V de 108 cv de potência  com etanol e 106 cv com gasolina no tanque. 


Lado a lado


O Logan leva de série acabamento cromado, luzes de leitura e no porta-malas, computador de bordo, faróis de neblina, travamento das portas automático, ar condicionado, vidros elétricos e direção hidráulica. Já o Cobalt, apesar de ser mais caro, tem uma lista bem parecida com o rival. Na configuração LT, o modelo leva protetor de cárter, computador de bordo, travamento elétrico das portas, direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos. A unidade das fotos é a topo de linha LTZ.


Se a ideia é comprar um carro com bastante espaço para levar a família com conforto e sem machucar o bolso, os dois modelos preenchem essa necessidade com mínima diferença nas medidas. O sedã da Renault tem 4,2 m de comprimento, 1,7 m de largura e 2,6 m de entreeixos, contra 4,4 m, 1,7 m e 2,6 m do concorrente da Chevrolet, respectivamente. Por outro lado, na hora de acomodar as bagagens o Cobalt sai na frente: são 563 litros de capacidade no porta-malas, que podem ser ampliados com o rebatimento dos bancos, detalhe que o Logan não oferece. No modelo da Renault a capacidade de carga total é de 510 litros. 


No quesito acabamento, os dois modelos apresentam configuração sóbria e arremates corretos quando se trata da finalização e do encaixe das peças de plástico. Falando em design, o Logan já é bastante conhecido do público brasileiro, já que o modelo está no mercado há cinco anos e, até agora, recebeu apenas uma reestilização simples no visual. O Cobalt inova com uma silhueta mais moderna e imponente, alinhada com a linguagem visual da Chevrolet. 


Confortável, câmbio automático exige do bolso


Com a ampliação das opções de câmbio, os dois modelos ganharam no quesito conforto, mas, em contrapartida, o consumo de combustível é mais alto. Se comparados com as respectivas versões com câmbio convencional, o Logan Expression é R$ 3.750 mais caro com a caixa automática. No caso do Cobalt LT, adicionar o equipamento sai R$ 3 mil a mais em relação ao LT de câmbio manual.

Nos dois modelos, encontrar a posição ideal para condução é simples. Há ajuste de altura do volante, controles eletrônicos da posição dos retrovisores e ajuste de altura dos bancos do motorista para ambos. 


O Cobalt ganha em desempenho com o motor de maior capacidade cúbica e o câmbio, que tem trocas de marchas mais suaves e concepção mais moderna. Porém, para amenizar a falta de marchas, o Logan conta com o sistema "kick down", que consiste em um botão abaixo do pedal do acelerador que, quando o motorista o pressiona até o final do curso, reduz uma marcha no câmbio, detalhe que ajuda em ultrapassagens e em subidas mais íngremes. Como esse item não é encontrado no concorrente da Chevrolet, o Cobalt exige que o motorista recorra à opção de trocas manuais do câmbio para obter respostas mais rápidas. Simplesmente pisando no acelerador, o sistema pode levar alguns segundos para trocar de marcha. 


Voltados para o conforto dos passageiros, a dirigibilidade não é o ponto alto. Por serem carros altos, em velocidades acima de 100 km/h e em curvas os dois carros transmitem um pouco de instabilidade, mas não ao ponto de passar insegurança para o motorista. O comportamento similar pode ser explicado pelo sistema de suspensão, que usa a mesma fórmula nas duas unidades avaliadas: McPherson com barra estabilizadora na frente, e eixo de torção com molas helicoidais na traseira. 


Na hora de medir o consumo, estando ambos abastecidos com etanol, o Logan marcou 7,5 km/l no computador de bordo em circuito misto entre cidade e estrada. Já o Cobalt obteve 9,5 km/l na mesma situação, provando a eficiência do câmbio mais moderno.


Veredicto Rafael Mandelli - A diferença entre o preço entre os modelos é de R$ 7.460. Porém, apesar de similar em tamanho e em acabamento, o Logan perde em desempenho e consumo, e não compensa o preço mais baixo quando comparado ao Cobalt LT, que é mais moderno e eficiente que o rival.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

publicidade