entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Corolla e Fluence aceleram em sexta marcha

Novidade no mercado, sedãs dão força à tendência de câmbios manuais com seis marchas

15/04/2011 - Texto: Anelisa Lopes / Fotos: Anelisa Lopes e Gustavo Zucchi / Fonte: iCarros

Sabe aquela história de estar diante de duas peças de roupa que você gostou, sendo uma de uma marca mais famosa que a outra? O valor entre as duas, por mais que elas sejam semelhantes, varia bastante. Qual motivo te leva a comprar a mais cara? Confiabilidade? E a mais barata? Melhor custo-benefício?

Guardadas as devidas proporções, esse tipo de dúvida também existe no segmento automotivo. Dois modelos do mesmo segmento, motorização semelhante, design atraente, além de conforto e espaço... Na hora de assinar o cheque, no entanto, percebe-se a principal diferença: quase R$ 10 mil a mais.

Esta foi a conclusão que o iCarros chegou neste comparativo. Toyota Corolla GLi, por R$ 67.070, com o novo motor 1.8 e câmbio manual de seis marchas, contra o Renault Fluence 2.0, por R$ 59.990, com o mesmo tipo de transmissão. Enquanto em um o comprador investe principalmente na valorização do momento da revenda, o outro poupa o bolso do cliente com melhor custo-benefício. No final, o que vale mais a pena? Vamos aos sedãs.

Renault Fluence
Versão: Dynamique
Preço: R$ 59.990
Motor: 2.0 16v Hi-Flex
Potência: 140-143 cv a 6.000 rpm
Torque: 19,9-20,3 mkgf a 3.750 rpm
Câmbio: manual de seis marchas
Porta-malas: 530 litros
Principais itens de série: seis airbags, freios ABS, direção elétrica, trio elétrico, ar-condicionado de duas zonas digital, rodas de liga leve de 16”, faróis de neblina, retrovisor externo com seta de mudança de direção, sensor de chuva e de faróis e botão/cartão para acionar/desligar o motor
Opcionais: bancos de couro e teto solar elétrico

A Renault mostrou o Fluence pela primeira vez no Brasil durante o Salão do Automóvel, em outubro passado. O sedã chegou para substituir o Mégane e fazer jus à marca no segmento de sedãs. Por enquanto, o melhor mês de vendas do modelo neste ano chegou apenas em 500 unidades, perto de 10 vezes menos que o campeão de vendas Corolla. Predicados para mudar este número, o sedã tem. Falta, no entanto, um grande empurrão da Renault para mostrar seu produto.

Apesar de ter uma aparência bem diferente do seu antecessor, o Fluence manteve as características básicas que faziam do Mégane um bom exemplar em seu segmento: design atraente, espaço, conforto e motorização satisfatória. O Fluence tem motor de 2,0 litros flex e câmbio manual de seis velocidades, assim como chave para dar a partida, equipamento que estreou no Mégane.

Entre os fatores de compra contra o líder de vendas Corolla, o Fluence sai na frente pelo espaço oferecido, já que cinco adultos são mais bem acomodados no sedã de origem francesa, que conta com 10 cm a mais no entre-eixos (2,70 metros), e pela lista de equipamentos de série, com destaque para os seis airbags (ficaram devendo, no entanto, os comandos do rádio na direção). No porta-malas, há espaço para carregar 530 litros. Se o compartimento for lotado, no entanto, não se esqueça de que as alças da porta também ocupam seu devido espaço lá dentro.

O motor de 2,0 litros embala facilmente após os 3.500 rpm. Se for necessário, o motorista pode usar a sexta marcha na estrada para manter um desempenho linear, gastando menos combustível. O engate para trocas de marcha é bem macio e a estabilidade do carro agrada para quem costuma pegar trechos rodoviários com frequência. Apesar de a direção elétrica ser progressiva, ou seja, enrijecer com o ganho de velocidade, o sistema ainda fica leve demais em velocidades mais altas. 

Toyota Corolla
Versão: GLi
Preço: R$ 67.070
Motor: 1.8 DUAL VVT-i 16v
Potência: 139-144 cv a 6.000 rpm
Torque: 18-18,6 mkgf entre 4.400 e 4.800 rom
Câmbio: manual de seis marchas
Porta-malas: 470 litros
Principais itens de série: airbag duplo, freios ABS, direção elétrica, trio elétrico, ar-condicionado digital e rodas de liga leve de 16”
Opcionais: não há

Depois de ver as vendas minguarem com o lançamento da nova geração do Honda Civic, em 2006, o Corolla deu a volta por cima dois anos depois com a chegada da 10ª geração e hoje figura na primeira colocação no segmento de sedãs médios. Para manter o posto, a Toyota incorporou um novo motor 1.8 e uma transmissão manual de seis marchas à linha. As mudanças mecânicas fizeram do sedã, um tanto quanto pacato, um foguetinho na cidade.

Com as mudanças na taxa de compressão, além de bloco, cárter e cabeçote feitos de alumínio, o novo motor surpreende no desempenho em baixas rotações, com muito ânimo nas arrancadas e retomadas de velocidade. A melhora no desempenho, no entanto, veio acompanhada de um ruído do motor na cabine, ou da possível falta de isolamento acústico da área.

A sexta marcha, incorporada nas versões com transmissão manual, permite, assim, como no Fluence, uma viagem mais tranquila (sem aquela sensação de motor esganado), além de o marcador de combustível demorar mais a descer. Também disponível com direção elétrica, o equipamento da Toyota demonstra mais firmeza que o rival.

O Corolla 2012 também trouxe uma leve atualização na aparência externa, notadas na parte da frente pelo conjunto óptico e grade e na traseira em função das lanternas. O interior continua o mesmo, assim como a capacidade do porta-malas, de 470 litros.

Veredicto de Anelisa Lopes – há alguns anos, o resultado final deste comparativo seria vitória certa da Toyota em cima da Renault. O Fluence, no entanto, é uma clara demonstração de que a tecnologia e mecânica da marca francesa já estão à disposição do consumidor brasileiro. E em um pacote muito mais atraente financeiramente.

O Corolla ainda vai se manter durante muito tempo na lista dos sedãs mais vendidos do Brasil e do mundo. No mercado nacional, no entanto, já é hora de a marca japonesa fazer as contas e colocar no papel se o valor final de revenda é justificado pelo alto preço dos seus modelos. Ou seja, nesta disputa, o Fluence é a decisão que oferece mais por menos.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.