entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Duster x SpaceCross: SUV ou aventureiro?

Com preço e motorização similares, Renault Duster e Volkswagen SpaceCross querem ganhar os aventureiros de espírito

10/08/2015 - Texto: Thiago Moreno / Fotos: Gabriel Aguiar e Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Desde o humilde Fiat Palio Way a carros premium como o Volvo V40 Cross Country, a imagem de aventura se popularizou no mercado brasileiro que aceitou bem os apliques plásticos de robustez e a altura mais elevada dessas versões. Com tantas opções dá até para escolher carroceria, não precisa mais ser apenas um SUV. De um lado, representado a classe mais tradicional, o Renault Duster Dynamique encara a perua Volkswagen SpaceCross. Nenhum faz trilha, mas dentro de sua proposta de visual, qual é o melhor?

O Duster das fotos é o Dynamique 1.6, que custa R$ 66.740, enquanto a SpaceCross é oferecida em versão única também com motor 1.6, mas sai por R$ 71.020. De série, o primeiro traz direção hidráulica, ar-condicionado, acionamento elétrico de vidros, travas e espelhos, rodas de liga leve, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia com tela de toque, conectividade via Bluetooth e USB e navegação por GPS. Já a segunda tem ainda direção com assistência elétrica, piloto automático, controle de tração e sensores de chuva e crepuscular, mas traz rádio convencional, sem tela de toque.

Em mecânica, a Volkswagen também supera o Renault. O 1.6 16V flex da SpaceCross tem 120 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com etanol. O propulsor do Duster tem configuração similar, mas entrega apenas 115 cv e 15,9 kgfm com o mesmo combustível. A diferença se faz no comando de válvulas variável para admissão da VW, que não existe no Renault.

Sendo um SUV e o outro uma perua “altinha”, as medidas são claramente diferentes. O Duster tem 4,3 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,7 m de altura e 2,7 m de entre-eixos. Já a SpaceCross tem respectivamente 4,2 m , 1,7 m, 1,6 m e 2,5 m. O Renault também leva vantagem sobre a Volkswagen em bagageiro: são 475 litros contra 430 litros.

Espaço e robustez ou conjunto mecânico e acabamento? Não dá pra ter tudo

Apesar do porte aventureiro de ambos, Duster e SpaceCross entregam duas propostas bem diferentes. Enquanto um aposta no espaço interno e robustez do conjunto, o outro oferece um conjunto mecânico mais refinado e acabamento superior.

No Renault, há uma abundância de plásticos rígidos na cabine e alguns itens de ergonomia são mal resolvidos, como é o caso do comando de regulagem dos espelhos, que fica abaixo do freio de mão. O propulsor entrega um pouco menos de potência, mas a diferença é perceptível já que o carro exige uma ou até duas reduções de marcha para realizar ultrapassagens em velocidades rodoviárias. Porém, é o carro da Renault que oferece o maior espaço interno, pois nele três adultos se acomodam sem dificuldades. Além disso, sua maior altura em relação ao solo permite incursões em terrenos acidentados sem sustos.

A SpaceCross é mais “carro”, no sentido literal da palavra: seu propulsor é mais elástico e entrega respostas rápidas independentemente do regime de rotações, exigindo menos trocas de marchas. E mesmo se as exigisse, a caixa da VW é mais leve e precisa que a do rival. O mesmo vale para a direção elétrica com assistência progressiva, que exige menos esforço nas manobras e ganha firmeza conforme a velocidade se eleva. Só que o carro é mais baixo e seu espaço interno permite até quatro adultos, pois o terceiro passageiro do banco de trás já fica apertado. Quanto ao acabamento, também há plásticos, mas a montagem é melhor e o material é mais agradável ao toque e aos olhos.

Escolha de Thiago Moreno - Se você quer um aventureiro que vá além da imagem, precisa de espaço interno e não quer gastar a mais por isso, o Renault Duster Dynamique 1.6 é uma opção válida, ainda mais pelos itens de série que entrega. Mas em refinamento mecânico fica para trás. Com melhor acabamento e conjunto mecânico superior, a Volkswagen SpaceCross justifica o investimento mais alto, considerando que dificilmente esse tipo de veículo encontraria terra pelo caminho em seu uso cotidiano.
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.