entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Gol e Palio travam uma acirrada disputa

Eternos rivais, compactos da VW e da Fiat já disputaram a liderança, mas o Gol mostra porque tem o dobro das vendas

06/10/2008 - Texto e fotos: Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

Em campo, mais um clássico. De um lado, com o uniforme vermelho-radiante, o Volkswagen Gol. Do outro, com o manto azul-vitality, o Fiat Palio. Na escalação, o Volkswagen traz o motor VHT (Volkswagen High Torque) de 1,6 litro e 101 cv com gasolina e 104 cv com álcool a 5.250 rpm. O torque é de 15,5 kgfm (g) e 15,6 kgfm (a) a 2.500 rpm. O Fiat entra em campo com o Fire de 1,4 litro e 80 cv (g) e 81 cv (a) a 5.500 giros. O torque é de 12,2 kgfm (g) e 12,4 kgfm (a) a 2.250 rpm. Se as estatísticas não animam os torcedores do Palio, a hora de assinar o cheque pode dar uma vantagem ao veterano. Básico, o carro custa R$ 34.270. É mais caro que um Gol 1.6, que sai R$ 32.680, mas vem com direção hidráulica, computador de bordo, rodas de aço de 14 polegadas, faróis de neblina, painel com conta-giros e limpador e desembaçador do vidro traseiro. Tudo isso é opcional no Gol e, com eles, o compacto da Volks passa a custar R$ 37.140. Completos, os modelos podem vir com airbag duplo, freios ABS, sistema de som com entrada para iPod e USB e rodas de liga-leve 14” no Palio e 15” no Gol. O Fiat ainda fica mais barato, por R$ 41.497. O Volks sai por R$ 49.390. E o Palio abre o placar: 1 a 0. Mercado dá a vantagem para o Gol Até a chegada da nova geração do Gol, em junho, os dois rivais disputavam palmo a palmo a ponta da tabela de vendas. De lá para cá, o Volkswagen tem batido o Palio por quase o dobro. No mês passado, o placar foi de 28.225 a 16.618, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No acumulado do ano, o Gol vendeu 225.296 unidades contra 165.331 do Palio. Para efeito de comparação, em maio, quando o novo Gol ainda não havia sido lançado, a diferença do líder foi bem apertada. O Volkswagen ficou na frente com 21.642 unidades e o Fiat com 19.459. Gol, 1 a 1. Design do Palio não agradou Quando o Fiat Palio foi reformulado pela terceira vez em 2007, o desenho gerou muita polêmica. A frente perdeu os faróis de duas parábolas, que deram lugar a uma peça arredondada e de eficiência menor na iluminação. A traseira gerou mais discussões, com as lanternas baixas e a tampa do porta-malas sem detalhes. Na linha 2009, o Palio recebeu o novo escudo da Fiat, com fundo vermelho, e alguns itens de série. A diferença foi tão pequena que o carro das fotos é um modelo 2007, mas com o novo logotipo. O Gol não inovou, mas chegou com um desenho esportivo, com os faróis afilados que conversam com a grade de uma lâmina. As laterais têm frisos que cortam o carro inteiro e a traseira tem a tampa do bagageiro emoldurando as lanternas. A inspiração para o modelo foi a primeira geração do Gol, lançada em 1980. E deu certo. Olhando de determinados ângulos, o novo lembra mesmo o seu antecessor. Deu-se a virada: 2 a 1 para o Volkswagen.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.