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Grand Siena e Voyage tiram motorista da popularidade

Ambos acabaram de sair do forno e, mais importante, não têm motores 1.0

06/09/2012 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Você quer comprar um sedã compacto que tenha sido atualizado recentemente e que não esconda um motor 1.0 embaixo do capô? Então, coloque o Fiat Grand Siena Attractive 1.4 e o Volkswagen Voyage 1.6 em sua alça de mira antes de escolher o seu próximo carro. O preço inicial para os modelos, é de R$ 36 mil e R$ 34.950, respectivamente. O Grand Siena "esticou" e ganhou nova geração para se distanciar da fama de sedã do Palio. Já o Voyage recebeu a nova identidade visual da VW e parece até um "miniJetta.

O Voyage oferece mais motor por menos dinheiro. São 104 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina fornecidos pelo propulsor flex. O Grand Siena conta com um motor 1.4 flex de 88 cv com etanol e 85 cv com gasolina. Ambos são equipados com câmbio manual de cinco velocidades.

A relação custo benefício do Voyage, porém, é limitada pela oferta dos itens de série; há apenas abertura elétrica dos vidros dianteiros e remota do porta-malas eletricamente pela chave. O Grand Siena traz direção hidráulica, travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina, airbags frontais e freios ABS. Cuidado com o bolso na hora de pedir opcionais, pois com todos os equipamentos, os valores passam facilmente dos R$ 40 mil.

Nas medidas, o modelo da Fiat ganhou corpo para receber o adesivo "Grand" nas laterais. São 4,2 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. O Voyage tem 4,2 m, 1,8 m, 1,4 m e 2,4 m. Apesar de bem similares, esse 0,1 m de distância entre-eixos faz diferença para quem vai no banco traseiro e também para as malas. No bagageiro, são 520 litros no Fiat e 480 litros no VW.

Beleza enfrenta a eficiência

De maneiras diferentes, visualmente, o Grand Siena é mais agressivo, enquanto o Voyage é mais elegante. A escolha fica ao gosto do cliente. É no interior, no entanto, que as diferenças começam a saltar aos olhos, pois o painel do Fiat, tem aparência mais frágil que o acabamento encontrado no VW, onde não há espaço para repreensão neste quesito.

Um sedã precisa tratar bem os passageiros e ser capaz de carregar bagagem. Nesse ponto, o Grand Siena vira o jogo devido à distância entre-eixos maior. Isso se traduz em mais espaço para as pernas no banco traseiro, algo bem-vindo na hora de viajar. Além disso, o porta-malas do Fiat é maior. Mesmos com esta vantagem, o carro não é mais comprido, o que poderia atrapalhar as manobras em ambiente urbano.

Girando-se a chave, o Voyage responde melhor que o Grand Siena, pois seu motor 1.6 8V flex está sempre disposto, desde as baixas até as altas rotações. Isso se traduz em uma condução com poucas trocas de marchas e retomadas mais rápidas, mesmo quando o veículo está carregado. É aí que aparece um ponto fraco do Fiat: o motor 1.4 8V flex da versão de entrada é apenas suficiente no tráfego urbano e o carro sente bastante o peso quando está carregado. Na estrada, é preciso avaliar o espaço para ultrapassagens e sempre reduzir ao menos uma marcha.

Na dinâmica de condução, o Grand Siena é confortável e melhorou bastante em relação à geração anterior, que chegava a ser "molenga" demais. Agora, os passageiros continuam a desfrutar de uma viagem sem solavancos, mas o motorista pode entrar mais rapidamente nas curvas sem receios. Já o Voyage tem um acerto mais firme. Dá para sentir as imperfeições do solo, mas nada incômodo. Nas curvas, contorna com pouco rolamento e transmite segurança.

Veredicto de Thiago Moreno - Com o tráfego atual nos grandes centros, comprar um carro apenas por ter um motor maior não é a melhor escolha. Na hora de passar seu sedã 1.0 para frente, não é o melhor momento para lidar com um carro sem conforto.  Com visual moderno, desempenho modesto - mas eficiente - e uma boa lista de equipamentos de série, Grand Siena triunfa sobre o Voyage, mesmo que o segundo colocado tenha o melhor conjunto mecânico do comparativo.

Siena em versão antiga é opção - A Fiat ainda oferece mais uma opção para quem deseja deixar o sedã 1.0 para trás. Trata-se do Siena EL 1.4. Para quem não liga para o visual antigo do modelo, por R$ 30 mil, entrega o mesmo propulsor 1.4 do Grand Siena. Equipando-o com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, o preço sobe para R$ 34.879, mais barato que os dois modelos do comparativo.

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