Câmbio DSG está nos dois carros
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Volkswagen Jetta TSI
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Motor 2.0 TSI tem 200 cv no Jetta e 211 cv no Passat
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Volkwagen Passat TSI
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Volkwagen Passat TSI
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Logotipo aparece nos dois carros
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Motor de 2,0 litros TSI (turbo e injeção direta), câmbio DSG de duas embreagens e seis marchas, suspensão traseira independente e direção com assistência elétrica. Essa descrição é de dois sedãs da Volkswagen, sendo que um deles é 12 cm maior no comprimento, 5 cm na largura e 6 cm na distância entre-eixos. Os dois carros, sendo o Jetta em sua versão topo de linha, a TSI, e o Passat 2.0 turbo são parecidos até em suas formas. Os dois adotaram o padrão visual da Volkswagen, com faróis afilados acompanhando o desenho da grade. O que diferencia um do outro, além do porte um pouco maior do Passat, são os equipamentos usados para justificar os cerca de R$ 17 mil a mais no preço. O Jetta custa R$ 89.520 e o “irmão” sai por R$ 106.700.
O mais barato vem com airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controle de estabilidade, ar-condicionado de duas zonas, rodas de 17 polegadas, teto solar, sensor de estacionamento e sistema de som com oito alto-falantes. O Passat acrescenta faróis de LED,
Front Assist, ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e alguns outros detalhes. Ele tem também 11 cv a mais, são 211 cv contra 200 cv do Jetta TSI.
Essa potência extra não ajuda muito no desempenho do Passat. Segundo a Volkswagen, o Jetta acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, enquanto o sedã maior faz em 7,6 s, uma diferença pequena, mas na velocidade final, o Jetta chega a 238 km/h enquanto o Passat para nos 210 km/h.
Não é só no desempenho que o Jetta é mais esportivo, mas também na dirigibilidade. Ele tem um apelo mais dinâmico, com direção mais direta e suspensão mais firme. A proposta do Passat já é outra, para dar mais conforto aos ocupantes do que diversão para o motorista. Mas o condutor também não passa vontade e o sedã grande não decepciona na hora de acelerar.
Da mesma forma que o Jetta não deixa a desejar na hora de ser um sedã de família. Mesmo com o entre-eixos mais curto, acomoda bem quatro adultos e ainda leva mais bagagem. Seu porta-malas carrega 510 litros enquanto o Passat fica com 485 l. O modelo também pode ser bastante confortável quando menos exigido e rodar como um pacato sedã de luxo.
Por outro lado, o Passat é capaz de oferecer mais mimos, como câmera auxiliar de ré que se esconde atrás do símbolo da Volkswagen na tampa traseira, ajuste lombar elétrico, bancos ventilados (ou aquecidos, como também no Jetta) e placas solares no teto para refrigerar o carro quando estacionado sob o sol.
Veredicto de Fernando Pedroso – O Passat é de uma categoria superior e isso significa muita coisa, como o comportamento dinâmico mais acertado, apesar de mais voltado para o conforto, e os equipamentos a mais. Por outro lado, o Jetta tem um comportamento mais esportivo e um acabamento menos requintado. A escolha entre os dois, no entanto, cabe ao bolso. É uma questão de poder pagar os R$ 17 mil a mais ou não.