Fiat Strada Trekking 1.4
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Quando foi lançada, em 2004, a Chevrolet Montana tinha como objetivo causar sombra no reinado da Fiat Strada dentro do segmento de picapes compactas. A nuvem negra, porém, não teve força e acabou se dissipando. Atualmente, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entre janeiro e o fim de setembro, a picape Fiat vendeu 53.595 unidades. A rival da Chevrolet vem na segunda colocação com 28.029 carros. Apesar da última reestilização da Strada, em agosto, a GM ainda sustenta um projeto mais moderno.
Apesar disso, a Strada mostra porque é líder: acomoda melhor o passageiro e a carga da caçamba por ter suspensão traseira com feixe de mola, mais indicada para levar carga e de manutenção mais simples. No bagageiro externo da Fiat vão 705 quilos. A Montana utiliza eixo de torção, mas tem capacidade maior, de 730 quilos. No quesito preço, a Montana Conquest 1.4 parte de R$ 31.726, sem qualquer item de conforto. A Strada Trekking 1.4 parte de R$ 36 mil, mas já vem com direção hidráulica, faróis de neblina, protetor de caçamba e computador de bordo.
Se o comprador se interessar por opcionais, o volante mais leve eleva o preço da Chevrolet para R$ 33.658 e acompanha grade no vidro traseiro e outros itens. Quem quiser a picape da Fiat por um preço mais baixo, ainda há a opção da versão Fire, com carroceria antiga e que custa R$ 32.360, também com motor 1.4, versão que tem grande procura por frotistas.
Desempenho dá vantagem à Montana
As duas picapes estão disponíveis com motorização 1.8. Na Montana, porém, somente em uma versão acima, a Sport. Os modelos com bloco de cilindrada menor, entretanto, não decepcionam. A Strada tem 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool, sempre a 5.750 rpm. O torque é de 12,4 kgfm (g) e 12,5 kgfm (a) a 3.500 rpm.
O motor 1.4 da Montana gera 99 cv (g) e 105 cv (a) a 6.000 rpm e torque de 13,2 kgfm (g) e 13,4 kgfm (a) a 2,800 rpm. Os números dão vantagem à picape da Chevrolet, principalmente o torque sendo atingido em rotação mais baixa. Isso representa força quando o utilitário estiver carregado.
Além disso, a picape da Chevrolet responde melhor ao acelerador e tem uma suspensão mais firme, deixando a Montana mais estável. A Strada, por outro lado, privilegia o conforto, mas não chega a ser tão mole quanto seus irmãos Palio, Siena e Palio Weekend. O motor é mais lento, mas não deixa o condutor na mão com a caçamba vazia. O funcionamento do bloco gera menos vibração, tornando-se mais suave que o da rival.