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O que o Ka tem a mais contra o Grand Siena?

Recente aposta da Ford, o sedã Ka+ mal saiu da loja e já encara gente grande, mais precisamente, o Fiat Grand Siena

07/01/2015 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

A Ford apresentou o Ka+ em outubro, sendo que a versão de entrada 1.0 chegou apenas em novembro. Com poucos meses de experiência, o sedã agora tem que encarar a concorrência de gente grande no mercado, o Fiat Grand Siena para ser exato. Avaliado em sua versão mais completa - SEL 1.5 - o Ka sedã custa R$ 47.890, enquanto o rival é um pouco mais barato: R$ 47.370 na configuração Essence 1.6. Mas os valores são apenas uma parte da história.

A outra são os equipamentos de série. Enquanto o Ka+ não tem opcionais e traz de série direção elétrica, ar-condicionado, sistema multimídia com conectividade via Bluetooth e USB, controles de estabilidade e tração, alarme e quatro vidros elétricos, o Grand Siena tem apenas direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos dianteiros. Equiparado ao Ford, o sedã da Fiat custa R$ 50.311. Se equipado como o carro das fotos, com a adição de teto solar e sensor de estacionamento traseiro, o valor salta para R$ 55.592.

Enquanto o Ka+ peca por não ter espelhos elétricos nem como opcional, o Grand Siena fica (bem) para trás em segurança, já que nem pagando-se extra é possível equipar o sedã com os controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Grand, mas não maior que o Ka+

Enquanto o sedã da Ford mantém um visual de carro compacto, o da Fiat tem curvas mais bojudas e fluídas, invocando um carro de porte maior. Mas é tudo ilusão, pois os rivais possuem medidas idênticas no papel: são 4,3 m de comprimento, 1,5 m de altura, 1,7 m de largura e 2,5 m de entre-eixos. Com a traseira mais alta, o Grand Siena leva a melhor apenas em porta-malas, podendo levar até 520 litros de bagagem contra 445 litros de capacidade no Ka+.

Porém, o bagageiro do Ford tem mais espaço útil, uma vez que a abertura da tampa se dá por meio de uma articulação pantográfica com amortecedores, sistema que não invade o bagageiro. Enquanto isso, a Fiat optou pelas alças convencionais, mais baratas, mas que podem amassar o que estiver por baixo.

Em espaço interno, apesar de medidas similares, o Grand Siena passa a sensação de maior amplitude e no banco traseiro é possível carregar três adultos sem dificuldades. No Ka+, que vai no meio da segunda fileira fica apertado e o painel alto faz com que o carro pareça menor de cabine do que realmente é.

Camarão que dorme...

...A onda leva. E é isso que está acontecendo com o Grand Siena. Em 2012, quando foi lançado, o visual se destacava, mas após dois anos sem nenhuma mudança começa a ficar para trás dos concorrentes. Seu motor 1.6 16V flex entrega saudáveis 117 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, só que força mesmo só aparece depois das 3.000 rpm, o que exige o uso intensivo da embreagem para evitar que o carro trepide numa simples saída de farol. A direção hidráulica vem de série, mas perto dos sistemas elétricos que começam a aparecer em concorrentes mais baratos, é mais pesada nas manobras. Mas não são apenas críticas: em regime rodoviário - e em linha reta - o carro se sai bem, com bom isolamento acústico e estabilidade.

A questão é que, com o Ka+, mais moderno, também consegue-se atingir o mesmo resultado na estrada que o rival, mesmo parecendo menor. Além disso, o acerto da Ford para a suspensão resultou também num carro que oscila pouco nas mudanças de direção (ao contrário do Grand Siena) e o volante é preciso e responde rápido. O Ka sedã consegue ser mais que apenas um três volumes: acaba também divertindo ao volante.

Um dos responsáveis por isso é o motor, 1.5 16V flex de 110 cv e 14,9 kgfm com etanol. Mesmo sendo menor, “desperta” mais rápido. Esqueceu de reduzir para passar na lombada? Tudo bem, ele vai sair a 20 km/h em terceira marcha e a 1.000 rpm sem reclamar. Quer ver em que momento se dá o corte de giro? Sem problemas, a potência é entregue de forma linear até às 6.500 rpm. Milagre? Não, apenas um motor mais moderno com uma calibração bem afinada. E fica a dica: se você for bancar o #tacalhepau com o Ka+ 1.5 não espere nada menos que cantar pneu até a terceira marcha.

Se o Ka+ e o Grand Siena têm medidas idênticas e motores similares, por que o primeiro pesa 1.048 kg e o segundo 1.148 kg? Uma das respostas está no motor todo em alumínio da Ford, enquanto o propulsor da Fiat usa uma construção mais convencional e pesada com ferro fundido. Tecnologias mais recentes de materiais também permitiram ao Ka usar aços mais leves e de maior resistência na estrutura.

Veredicto de Thiago Moreno - Caso não esteja claro, vamos recapitular: O Ford Ka+ 1.5 SEL é mais moderno, barato, bem equipado e seguro que o Fiat Grand Siena 1.6 Essence. Ao menos que você ande sempre com cinco a bordo e muita bagagem, é o pequeno novato da Ford que leva o comparativo.

 

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