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Uno x Celta: o novo ou o velho?

Prestes a se aposentar, Chevrolet Celta mostra que tem força pra encarar o renovado Fiat Uno

08/12/2014 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O Chevrolet Celta não tem mais muito tempo de vida. O modelo deve ser aposentado em 2015, quando será substituído por um compacto provavelmente equipado com motor 1.0 de três cilindros. Enquanto isso não acontece, ele mostra que tem fôlego para seguir no mercado.

Hoje, o Celta ocupa a quinta posição no ranking de vendas da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), à frente de Toyota Etios, Ford Ka e Renault Clio. Ele está logo atrás do Fiat Uno, seu rival neste comparativo.

O hatch da Chevrolet é vendido em versão única LT, apenas com quatro portas, que sai por R$ 33.410. Ele já vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, rodas aro 13 e preparação para som, além dos obrigatórios airbags frontais e freio ABS.

O Fiat Uno, que ganhou alterações visuais no início de setembro, é oferecido em cinco versões, com preços entre R$ 31.450 e R$ 37.190. O iCarros avaliou a configuração de entrada Attractive que, em relação ao rival, não traz ar-condicionado, vidros e travas elétricas nem preparação para som de série. Para equipá-lo com os mesmos itens, é preciso optar por um pacote que traz também faróis de neblina, computador de bordo e rodas aro 14, elevando o valor do carro para R$ 35.500. Vale lembrar que o Uno ainda é vendido com o visual antigo na versão Vivace com duas e quatro portas.

Por fora

O Celta não sofre mudanças significativas há dois anos, quando passou pelo último facelift, adotando a nova grade frontal. No modelo 2015, nada mudou. Projeto antigo, ele mantém as linhas arredondadas que o caracterizam desde que chegou ao País, em 2000.

O Uno, por sua vez, exibe linhas quadradas que fizeram sucesso na segunda - e atual - geração, apresentada em 2010. Para 2015, ele foi reestilizado, ganhando grade mais fina (os anéis retangulares foram mantidos), faróis e para-choque redesenhados, além de novas luzes nas lanternas traseiras, que seguem verticais e posicionadas nas colunas.

Por dentro

A principal mudança no modelo da Fiat está no interior, que agora traz painel de instrumentos mais moderno com visor de LCD. O resultado agradou bastante. Parece um carro mais moderno. E o acabamento em dois tons com textura também dá um toque especial ao interior.

O Celta é mais simples e abusa de plásticos rígidos. Por outro lado, seu desenho é mais “clean” do que no rival. Com relação às dimensões, o Chevrolet é ligeiramente menor, com 3,79 m de comprimento, 1,62 m de largura e 1,40 m de altura. Ele só ganha no entre-eixos, com 2,44 m, o que permite que os ocupantes do banco traseiro viagem com maior comodidade. O Fiat possui 3,81 m de comprimento, 1,63 m de largura, 1,48 m de altura e 2,37 m de entre-eixos. O porta-malas do Uno dá o troco, levando 280 litros, contra 260 litros do Celta.

Falando em conforto, a direção do Chevrolet é torta, o que prejudica bastante a posição de dirigir e torna cansativo passar horas ao volante do modelo. No Uno, a ergonomia é melhor, tornando mais prazerosas as horas no trânsito.

Sob o capô

Ambos são 1.0 com oito válvulas. E ambos sofrem quando o ar-condicionado está ligado. Mas as semelhanças acabam por aí. O Celta rende 77 cv de potência e 9,5 kgfm de torque com gasolina e 78 cv e 9,7 kgfm com etanol. Ao volante, ele é bem esperto, rendendo até elogios dos manobristas: “é o melhor 1.0 que eu já dirigi”.

O Uno entrega 73 cv e 9,5 kgfm com gasolina e 75 cv e 9,9 kgfm com etanol. Mas seu torque máximo está disponível numa faixa de giro menor, deixando o desempenho do carro próximo do concorrente, embora ele ofereça potência menor e pese 35 kg a mais.

Segundo as fabricantes, o Celta acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 161 km/h com etanol, enquanto o Uno faz em 13,8 segundos e chega à máxima de 151 km/h com o mesmo combustível.

Quanto ao consumo, o Chevrolet faz 9,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com etanol, de acordo com os dados da empresa. Por não trazer computador de bordo, não foi possível fazer a medição do iCarros. Já o Fiat faz 8,4 km/l e 10,3 km/l, respectivamente, também com etanol, segundo o Inmetro. Durante a avaliação do iCarros, o modelo registrou média de 6 km/l na cidade.

O que acaba influenciando na dirigibilidade de ambos é o câmbio. O curso é bem curto no Chevrolet, dando agilidade na condução. No Fiat, falta precisão nos engates. A direção, hidráulica nos dois modelos, se mostrou confortável em qualquer situação. Já a suspensão mais firme no Celta garante melhor estabilidade em curvas, embora incomode um pouco mais em buracos e valetas. O Uno é mais macio, o que faz a carroceria oscilar mais em curvas. A altura maior do carro também não ajuda nesse aspecto.

Escolha de Anamaria Rinaldi – Pode parecer incrível, mas o bom e velho Chevrolet Celta leva esse comparativo. Ele vem mais equipado de série e oferece melhor dirigibilidade. O Fiat Uno de entrada é mais barato, mas vem “pelado”. Ele ganha pontos, porém, nos quesitos visual e cabine. A Fiat também sai na frente com a garantia de três anos. Na Chevrolet, ela é de apenas um ano.

 

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