entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Voyage e 207 Passion se diferenciam pelo câmbio

De um lado, o automatizado da Volkswagen e, do outro, o automático da Peugeot; saiba qual deles tem a melhor cotação

15/03/2010 - Texto: Fernando Pedroso / Fotos: Rodrigo Ribeiro / Fonte: iCarros

Talvez pelos congestionamentos cada vez maiores, o que tem causado uma mudança nas preferências do consumidor, é fato que a oferta de carros sem o pedal de embreagem está se democratizando. O câmbio automático, comum em carros médios e maiores, tem chegado com força aos pequenos. O primeiro deles a receber a facilidade foi o Peugeot 206, que virou 207 em 2008. Com a chegada do novo modelo, a linha ainda ganhou a versão sedã, a Passion.

A concorrência precisou se mexer. A escolha, então, caiu sobre as caixas robotizadas, ou automatizadas, mais leves e baratas que as automáticas. No Brasil, a primeira a empregar o sistema foi a Chevrolet, na Meriva. Depois, veio a Fiat com Stilo, Linea e linha Palio e, finalmente, a Volkswagen para Polo, Gol e Voyage. Diferentemente da transmissão automática, que possui acoplamento por conversor de torque, o câmbio automatizado é similar ao manual, mas sem o uso da embreagem, já que o acionamento do equipamento para mudança das velocidades é elétrico.

O Peugeot 207 Passion com câmbio automático só é vendido na versão topo de linha por R$ 47.500. O único opcional é o airbag duplo. De série, o três volumes traz freios ABS, ar-condicionado automático com comando digital, direção hidráulica, trio elétrico, farois de neblina, computador de bordo e rodas de 15 polegadas.

O Voyage iMotion é oferecido em três versões, começando pela mais simples, que custa R$ 37.936. Depois vem a Trend, que sai por R$ 40.527 e inclui direção hidráulica e preparação de som, além de acessórios estéticos. A Comfortline, que traz direção com regulagem de altura e profundidade e farois de neblina custa R$ 42.206. Para equivaler ao 207 Passion em equipamentos, tirando o comando digital do ar-condicionado, o Volkswagen pula para R$ 49.247 com airbag duplo.

Trocas comandadas pelo carro ou pelo motorista


Os dois motores são de 1,6 litro, com vantagem para o 207 Passion por conta do cabeço de 16V. Ele rende 110 cv com gasolina e 113 cv com álcool a 5.600 rpm. O torque máximo demora a aparecer, aos 4.000 rpm, mas é de 14,2 kgfm (g) e 15,5 kgfm (a). Segundo a Peugeot, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 s e é capaz de atingir 185 km/h.

O Voyage é equipado com o conhecido 1.6 8V chamado de EA-111, que equipa Golf, Polo, Fox e, claro, a linha Gol. O torque máximo é de 15,6 kgfm com álcool e 15,4 kgfm com gasolina, e aparece cedo, a 2.500 rpm. A potência, alcançada a 5.250 rpm, é de 104 cv (a) e 101 cv (g). Com força em baixas rotações, a impressão é de que o Voyage anda mais, mas o Peugeot acaba tendo melhor desempenho em altas rotações. Uma pena que o câmbio de quatro velocidades tire boa parte deste rendimento.

Uma característica que as duas caixas têm em comum é a opção de trocas, cada uma ao seu modo. O câmbio Tiptronic do Peugeot permite a alternância entre suas quatro marchas, mas não totalmente a cargo de quem dirige. As trocas são lentas e feitas sozinhas caso o motorista se esqueça de mover a alavanca. No modo automático, por outro lado, as mudanças são suaves, mas ainda assim vagarosas. Precisar de uma redução para uma retomada exige o pé no assoalho e um pouco de paciência.

A caixa DSG do Voyage iMotion é mais respeitosa com a vontade do motorista. No modo manual, ele só reduz quando cai o giro do motor e só vai para a marcha seguinte quando a alavanca é empurrada ou o ponteiro do conta-giros chega ao limite. É preciso lembrar de tirar o pé do acelerador como em um carro manual ou o carro dá tranco. Este problema se repete no modo automatizado. Para saber quando é a troca de marcha (são cinco no total), só com o tempo e se acostumando.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.