Volkswagen Voyage 1.0
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O Voyage retornou ao mercado após 13 anos e quer retomar o segmento que a Volkswagen deixou de lado neste longo período. E, para cair no gosto dos fãs abandonados e de uma nova clientela, o sedã compacto terá de enfrentar dois grandes adversários: o Fiat Siena e o Chevrolet Corsa Sedan.
Compará-lo com o rival da marca italiana, entretanto, seria repetir a dose do duelo entre
o Gol e o Palio, mas, dessa vez, com motor 1.0 e um bagageiro maior. Por isso, chamamos o Fiesta Sedan para entrar na briga contra a novidade da Volkswagen.
O comprador desembolsa menos pelo Voyage. Básico, o carro custa a partir de R$ 30.990. O Fiesta Sedan já começa em R$ 33.745, mas tem uma lista de itens de série mais generosa, mas que vai de acordo com as necessidades do cliente, como conta-giros e porta-objetos no porta-malas, equipamentos que são opcionais no rival. Com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricos, o sedã da Ford sobe para R$ 37.860. O da Volkswagen pula para R$ 36.435.
Dirigibilidade é o ponto alto nos dois carros
É bom deixar claro o que o próprio mercado brasileiro tem demonstrado: os
motores 1.0 estão longe de empolgar quando o assunto é desempenho e têm sido cada vez menos procurados nas concessionárias. O Voyage tem 72 cv com gasolina e 76 cv com álcool a 5.250 rpm. O torque é de 9,7 kgfm com (g) e 10,6 kgfm (a) a 3.850 rpm. Os números do Ford são 71 cv (a) e 73 cv (a) a 6.000 rpm e 9,1 kgfm (g) e 9,3 kgfm (a) a 4.750 rpm.
A Ford não divulga dados de consumo, mas o Voyage faz em trecho urbano, 14,1 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (álcool). Na estrada, o número corresponde a18,6 km/l (gasolina) e 12,6 km/l (álcool), de acordo com dados da Volkswagen.
O torque mais baixo e presente em uma faixa de rotação alta faz com que o Fiesta seja mais lento, principalmente nas retomadas e acelerações. O Voyage perde mais em altas rotações, quando o Ford responde melhor ao acelerador. Um ponto em comum nos dois sedãs é a preocupação com a dirigibilidade. Os câmbios são bem acertados, com engates precisos e macios.
Neste ponto, o destaque vai para o Voyage, que utiliza a mesma caixa dos irmãos Fox, Polo e Golf. As suspensões também são ajustadas para oferecer estabilidade sem ser desconfortáveis. A do Fiesta, no entanto, não é tão dura quanto a do rival. O sedã da alemã está com o conjunto traseiro 10% mais firme em relação ao do Gol.