10 coisas sobre: hatches médios

Saiba qual é o hatch médio mais vendido do Brasil, como o Golf superou o Fusca e outras curiosidades

14/02/2011 - Gustavo Zucchi / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

O segmento de hatches médios não é o que mais vende no País, mas possui uma vasta oferta de modelos, com diversas faixas de motorização e também de valores, que atraem o cliente, principalmente, pelo acabamento mais caprichado, espaço interno e desempenho satisfatório. Saiba 10 coisas sobre os hatches médios:

1- O hatch médio mais vendido em 2010 no Brasil foi o Hyundai i30. O veículo que estreou no Brasil em 2009 não fez feio no seu primeiro ano e vendeu em 35.931 unidades, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Mais que os concorrentes com anos de mercado como o Chevrolet Astra, que está há mais de uma década no Brasil e teve com 29.051 unidades comercializadas no ano passado.

2- Enquanto no Brasil o hatch médio mais vendido fica bem distante do campeão de vendas, o Volkswagen Gol (293 mil unidades comercializadas em 2010), na Europa, o campeão é um exemplar da categoria. Por lá, o modelo mais emplacado é outro Volkswagen, o Golf, com 492.556 modelos.

3- Um dos primeiros hatches médios do Brasil foi o Chevette.  O modelo chegou inicialmente como um sedã, em 1973, mas ganhou uma versão hatch em 1980. A curiosidade é que o modelo se chamava Kadett, mas quando desembarcou no Brasil teve o nome mudado devido à ditadura militar. Logo em seguida, veio o segundo modelo da categoria, o Ford Escort, em 1983.

4- Outro hatch médio que fez sucesso no Brasil foi o Fiat Tipo. O modelo era importado da Itália, começou a ser vendido por aqui e virou um sucesso. Rapidamente, se tornou o importado mais vendido do País. Infelizmente, quando começou a ser fabricado nacionalmente, teve um problema na mangueira de combustível que aumentava o risco de incêndio. Mesmo com os recalls, a imagem ficou comprometida, tendo a produção encerrada em 1996.

5- Em 2011, a Fiat vai apostar no Bravo para alavancar as vendas no segmento. O hatch médio foi o principal lançamento da montadora no Salão do Automóvel de São Paulo. Entretanto, hatches médios não trazem boas recordações para a marca italiana. Apesar de ter feito relativo sucesso no Brasil, o Stilo foi responsável por um dos maiores recalls que a fabricante protagonizou no Brasil.  Em março de 2010, teve de convocar o modelo devido a casos de acidentes com desacoplamento da roda traseira, alguns com morte. Além do dano à imagem e à reposição das peças defeituosas, a montadora teve de pagar R$ 3 milhões ao Procon.

6- Engana-se quem pensa que o Fusca é o modelo mais vendido do mundo. Na verdade, o compacto não é nem mesmo o modelo de maior sucesso da Volkswagen. Este posto pertence ao Golf. Enquanto o compacto, produzido até 2003 no México teve 21 milhões de unidades comercializadas, o hatch médio passou a barreira das 25 milhões de vendas (o carro mais vendido da história é o Toyota Corolla, com mais de 31 milhões de unidades vendidas). O Golf foi lançado em 1974 na Alemanha e é vendido no mundo todo até hoje.

7- Quem pensa em comprar um hatch médio deve olhar primeiro para o Chevrolet Astra. Apesar de o modelo não passar por uma reformulação há alguns anos, e deverá ser substituído em breve pro Cruze, é o mais barato da categoria no Brasil, tendo preço de tabela de R$ 47.457. Já quem não se importar em comprar um modelo de origem chinesa, pode optar pelo Chery Cielo Hatch, com motor 1.6 16V, que sai por R$ 42.900.

8- Quem tiver algum sobrando e gostar de esportividade pode levar para casa um Subaru Impreza. O modelo, em sua versão XV 2.5 Turbo WRX 4x4 de 310 cv, sai por R$ 215 mil.

9- Além do Bravo, que entra em 2011 como principal lançamento da categoria, os próximos anos devem ter novidades no segmento, como o DS4, versão esportiva do Citroën C4, o Chevrolet Cruze e uma nova versão do Golf, especulada para 2012.

10- Dois modelos dividem o posto de vovôs no mercado brasileiro. Astra e Golf são fabricados no Brasil desde 1998. O Chevrolet ganhou leves modificações em 2010, mas teve a última grande mudança em 2003, quando a versão hatch ganhou cinco portas no Brasil.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro