entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

208 estreará nova plataforma do Grupo PSA

Plataforma feita em parceria com a Dongfeng deve equipar 10 modelos compactos de Peugeot, Citroën e DS entre 2018 e 2020

30/11/2015 - Anamaria Rinaldi, de Porto Real (RJ) / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Os futuros modelos compactos da Peugeot e da Citroën terão uma plataforma única no futuro, é o que revelou Carlos Gomes, presidente do grupo PSA para o Brasil e a América Latina, durante o lançamento do Citroën Aircross na semana passada. Segundo o executivo, essa plataforma será modular podendo ser usada em diferentes tipos de carroceria e equipará os veículos das três marcas do Grupo PSA, que são DS, Peugeot e Citroën.

Leia mais:
Citroën lança novo Aircross com preço inicial de R$ 49.990
Peugeot mostra 208 reestilizado em Genebra 
Peugeot oferece 208 Griffe com câmbio automático grátis

"O primeiro carro a estrear essa nova plataforma será o 208", afirma Gomes, sem revelar quando a nova geração do hatch chegará ao mercado nacional. A expectativa é que essa base estrutural esteja pronta em 2018, com lançamentos a serem realizados até 2020. Vale lembrar que, em 2016, deve chegar ao Brasil a reestilização do hatch 208 apresentada na Europa no início deste ano, quando também é esperado o lançamento do 208 GT no País.

Chamada CMP (Common Modular Platform), essa plataforma está sendo desenvolvida em parceria com a empresa chinesa Dongfeng, que em março de 2014 adquiriu 14% das ações do Grupo PSA. A nova base estrutural será destinada a modelos dos segmentos B e C produzidos em todo o mundo. O objetivo dessa iniciativa, que demandou um investimento de 200 milhões de euros sendo 60% da PSA e 40% da Dongfeng, é reduzir os custos de produção dos veículos.

A CMP deve ser empregada um total de 20 modelos entre hatches, sedãs e SUVs, incluindo carros DS, Citroën, Peugeot e Dongfeng. Só no Grupo PSA são esperados 10 carros. Após estrear na nova geração do 208, a nova plataforma equipará ainda os novos C3, DS3, 2008 e C4 Cactus, entre outros.

E o C4 Cactus?

Carlos Gomes foi enfático ao dizer que o C4 Cactus não virá ao Brasil. Ao menos não nesse momento. "Eu acredito que exista público para o modelo no Brasil. Ele é um carro com um diferencial de estilo e estudamos trazê-lo um dia, mas no cenário atual isso é impossível", destaca o executivo. Com as quedas frequentes de vendas mês a mês das marcas Citroën e Peugeot no Brasil, talvez a única alternativa para a comercialização do C4 Cactus aqui seria a produção nacional. E por quê não? Ele usa atualmente a mesma plataforma do C3 e do Aircross, o que torna viável sua fabricação em Porto Real (RJ). Quem sabe se o cenário da indústria automotiva no Brasil melhorar em 2017 esse plano não se torne realidade.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.