Califórnia proibirá carros diesel e caminhões não elétricos

Movimento em direção à eletrificação de carros e modelos comerciais tem decisão drástica nos EUA

07/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Enquanto na Europa a eletrificação dos carros está sendo tomada de maneira praticamente obrigatória, visto que alguns países proibirão a circulação de carros a combustão em determinados territórios, em países como o Brasil e EUA, esse movimento é mais lento.

Leia mais:
+ Volkswagen ID.3R poderá ter 300 cv e tração traseira
+ 10 carros elétricos mais influentes da história recente
+ Jaguar I-Pace testará rodovia de carregamento sem fio

No entanto, o estado da Califórnia, nos EUA, decidiu tomar decisões mais drásticas e proibir a venda e circulação de determinados veículos movidos a combustão. A partir de 2045 será proibida a venda de caminhões e veículos comerciais movidos a diesel, gasolina ou qualquer outro combustível fóssil.

A circulação desses meios de transporte também será restringida, obrigando a frota de caminhões locais a se renovar a passar a ser movida somente a eletricidade ou hidrogênio. Os ônibus também passarão por esse processo, mas mais cedo: em 2029 toda frota circulante no estado será elétrica.

Para que a mudança não seja feita de maneira tão brusca, o governo californiano determinou que a partir de 2035 pelo menos metade dos caminhões vendidos deverão ser elétricos. No mesmo ano, rebocadores e empilhadeiras movidos a diesel serão proibidos. Veículos comerciais de pequeno porte, como vans, e carros devem seguir a regra a partir de 2040.

E no Brasil?

No Brasil já houve discussão de um projeto de lei para proibição de circulação e venda de carros movidos a combustão por aqui. Contudo, a estrutura nacional para carros elétricos ainda é bastante restrita, as vendas ainda são baixas e os carros elétricos ainda são muito caros, especialmente quando comparados a outros países.

Uma política de incentivo para modelos ecologicamente corretos já existe, com redução de impostos e isenção de rodizio, mas ainda não são soluções no mesmo nível aplicadas em outros países para incentivo da compra e fabricação local de carros híbridos e elétricos.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.