entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Citroën comemora 40 anos do CX

Vendido até 1991, o Citroën CX foi o primeiro carro francês com freios ABS e o primeiro da marca com motor a diesel

29/08/2014 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Citroën comemora 40 anos do CX, modelo clássico apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 1974 e o pioneiro entre os modelos franceses a ser equipado com freios ABS.

Primeiro hatch com motor a diesel na história da fabricante francesa, o CX surgiu como uma opção aos carros a gasolina após a crise do petróleo de 1973. Pensando em reduzir o consumo de combustível, o modelo de 4,63 metros de comprimento desenhado por Robert Opron exibia um desenho mais aerodinâmico. Daí o nome CX, sigla que faz referência ao seu baixo coeficiente.  

O CX teve também uma versão Station Wagon (1975), uma esportiva 2400 GTi com injeção eletrônica (1977) e uma alongada em 28 cm, a Prestige (1978). 

O modelo é conhecido por empregar diversas tecnologias, como suspensão hidropneumática, direção assistida controlada pela velocidade (com retorno automático em linha reta) e C-matic (conversor de torque). O CX foi também o primeiro carro francês a contar com freios ABS, em 1985. 

Premiado com “Carro do Ano”, “Prêmio de Segurança” e o “Award Auto Style” quando foi lançado, o CX foi vendido até 1991 e soma mais de 1,2 milhão de unidades comercializadas.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.