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Conheça os carros mais econômicos por categoria

VW up! TSI lidera entre os sub compactos, enquanto a Renault Duster Oroch é medalha de ouro entre as picapes

29/06/2016 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Consumo é cada vez mais uma preocupação dos consumidores na hora de comprar um carro zero quilômetro. Com o valor do combustível sempre em alta, esse gasto faz diferença no orçamento familiar. Por isso, o iCarros lista os carros mais econômicos de cada categoria para que você possa escolher entre aqueles que atendem às suas necessidades.

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Microcompacto

Nova categoria na lista do Inmetro, os microcompactos incluem o smart fortwo, primeiro colocado com média de 13,2 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, abastecido apenas com gasolina e câmbio automatizado de cinco marchas. Seu motor é 1.0 12V. O segundo lugar fica com o novato Fiat Mobi, equipado com motor 1.0 8V flex e câmbio manual de cinco marchas, que faz 8,7 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol ou 12,7 km/l e 14,7 km/l, respectivamente, com gasolina. O terceiro colocado é o Chery QQ 1.0 12V manual, capaz de rodar 12,3 km/l em uso urbano e 13,8 km/l em rodovias, movido somente a gasolina.

Sub compacto

Um degrau acima, o líder é o Volkswagen up! TSI, com motor 1.0 12V turbo e câmbio manual, que roda 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol ou 13,8 km/l e 16,1 km/l na mesma ordem com gasolina. Ele supera até o up! com motor 1.0 12V aspirado, também com transmissão manual, que faz 9,6 km/l, 10,6 km/l, 14,2 km/l e 15,3 km/l, nessa ordem. As versões com o câmbio automatizado I-Motion e as aventureiras cross up! têm números similares. Dessa forma, o terceiro lugar cabe ao Fiat Uno 1.4 8V manual, que faz 8,8 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os dados são 12,6 km/l e 14,8 km/l, respectivamente.

Compacto

Líder em consumo entre os modelos exclusivamente a combustão, o Peugeot 208 com o novo motor 1.2 12V flex faz 10,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol ou 15,1 km/l e 16,9 km/l, respectivamente, com gasolina. O segundo colocado é Ford Ka 1.0 12V de três cilindros flex, que faz 8,9 km/l em uso urbano e 10,4 km/l em rodovias com etanol. O pódio fica completo com o Nissan March, também 1.0 12V, com médias de 8,9 km/l e 10,4 km/l nas mesmas condições. Todos obtiveram esses números com câmbio manual de cinco marchas.

Minivan

Com poucas opções no mercado brasileiro, o segmento de minivans é liderado pela Citroën Grand C4 Picasso 1.6 16V, com média de 9,4 km/l em uso urbano e 11,7 km/l em uso rodoviário, sendo que o modelo é movido apenas a gasolina e equipado com câmbio automático de seis marchas. O segundo lugar fica com a Chevrolet Spin 1.8 8V flex manual, com média de 6,5 km/l e 7,4 km/l com etanol ou 9,2 km/l e 10,8 km/l com gasolina. Os números mudam pouco para a versão automática de seis velocidades. A terceira posição é da Fiat Doblò 1.4 8V manual, com 6,4 km/l em ambos os usos com etanol ou 9,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com gasolina.  O Doblò 1.8 16V manual vem na sequência com uma pequena diferença nas medições.

Médio

Os híbridos ainda dominam quando o assunto é eficiência energética. E entre os médios, o líder é o Toyota Prius, com médias de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, lembrando que ele é movido apenas a gasolina, junto com um motor elétrico. O vice-líder é outro híbrido, o Lexus CT 200h, também apenas a gasolina, que faz 15,7 km/l e 14,2 km/l, respectivamente. Não se esqueça que, como o motor elétrico funciona apenas em velocidades menores, ele acaba atuando por mais tempo na cidade, daí o consumo ser melhor em uso urbano do que na estrada, ao contrário dos modelos a combustão. A medalha de bronze fica com o Nissan Versa 1.0 de três cilindros e 12 válvulas com 8,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol ou 12,9 km/l e 15,3 km/l com gasolina na mesma ordem. O câmbio é manual de cinco marchas.

Grande

Para quem precisa de mais espaço, os sedãs maiores têm como primeiro colocado em consumo o Audi A3 Sedan 1.4 16V flex, com 7,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 11,7 km/l e 14,2 km/l nessa ordem. A versão conta com transmissão automática de seis marchas. Em seguida aparece o rival Volkswagen Jetta 1.4 16V turbo com câmbio manual de seis marchas, com 11,3 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, sendo que ele é movido apenas a gasolina. Em terceiro na categoria está o Chevrolet Cruze, agora também equipado com motor 1.4 turbo 16V, porém, flex, com média de 7,6 km/l e 9,6 km/l com etanol ou 11,2 km/l e 14 km/l com gasolina. O câmbio do Cruze é automático de seis velocidades.

Extra grande

Aqui, o líder é o Ford Fusion, obviamente na versão híbrida Hybrid. Ela traz motor 2.0 16V a gasolina e câmbio CVT. Seus dados de consumo são 16,6 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. Logo atrás está o Mercedes-Benz C 180 1.6 16V automático, que faz 10,9 km/l e 15,9 km/l, respectivamente. Em terceiro está o Audi A4 Sedan, com motor 2.0 e transmissão de dupla embreagem e sete velocidades, capaz de rodar 11 km/l em uso urbano e 14,3 km/l em uso rodoviário. Todos são movidos apenas a gasolina.

Utilitário esportivo compacto

O SUV compacto mais econômico segundo a classificação do Inmetro é o Hyundai HB20X, embora ele não seja um utilitário propriamente. Com motor 1.6 16V flex e câmbio manual de seis marchas, ele roda, com etanol, 8,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Com gasolina, os números são 11,6 km/l e 13,4 km/l nessa ordem. Logo atrás está o Suzuki S-Cross 1.6 e CVT, que faz 11,9 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. Ele é movido apenas a gasolina. Ainda nem chegou ao mercado e o Nissan Kicks já emplaca o terceiro lugar na categoria. Ele terá motor 1.6 16V e câmbio CVT. A fase de pré-venda do Kicks já começou, com lançamento oficial no dia 5 de agosto. Segundo o Inmetro, ele faz 8,1 km/l em uso urbano e 9,6 km/l em uso rodoviário abastecido com etanol. Quando está com gasolina no tanque, faz 11,4 km/l e 13,7 km/l, respectivamente.

Utilitário esportivo grande

Um degrau acima, o Toyota RAV4 é o mais econômico entre os SUVs grandes. Com motor 2.0 16V e câmbio CVT, ele roda 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, sendo movido a gasolina. Em seguida está o Renault Duster 1.6 com câmbio manual de cinco marchas com médias de 6,6 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada com etanol ou 9,5 km/l e 10,7 km/l, respectivamente, com gasolina. Em terceiro está o Kia Sportage 2.0 automático, com consumo de 6,3 km/l, 7,7 km/l ,9,1 km/l e 11,3 km/l na mesma ordem.

Carga derivado

Há uma categoria específica para os modelos de carga derivados de carros de passeio. E aqui o líder é o Fiat Uno Furgão 1.4 8V flex com câmbio manual de cinco marchas. Ele faz 7,8 km/l e 8,8 km/l com etanol ou 11,2 km/l e 12,5 km/l com gasolina. Em seguida está a picape compacta Volkswagen Saveiro 1.6 8V flex, também com transmissão manual, que faz 7,5 km/l e 8,8 km/l com etanol ou 10,9 km/l e 12,8 km/l com gasolina. Os números variam pouco entre as opções Cabine Estendida, Cabine Simples e Cabine Dupla. A terceira posição cabe ao Fiat Fiorino 1.4 8V flex com transmissão manual, com 7,5 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol ou 10,7 km/l e 12,1 km/l, respectivamente, com gasolina.

Picape

A picape mais econômica é a Renault Duster Oroch 1.6 flex manual, que faz 6,6 km/l na cidade e 7,5 km/l n estrada com etanol ou 9,6 km/l e 10,9 km/l com gasolina. Com o motor maior 2.0, os números são um pouco inferiores, mas ainda estão acima da segunda colocada, a rival Fiat Toro 2.0 manual (de seis marchas) de tração dianteira, capaz de rodar 10,8 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada na versão a diesel. Com tração integral, os números são interiores. Já a flex faz 5,8 km/l, 7,4 km/l, 8,3 km/l e 10,5 km/l na mesma ordem. O bronze fica com a Chevrolet S10 2.5 16V flex na versão cabine simples e câmbio manual de seis velocidades, que faz 5,6  km/l em uso urbano e 6,4 km/l em rodovias com etanol ou 8,4 km/l e 9,5 km/l, respectivamente, com gasolina.

Fora de estrada

Na categoria dos fora de estrada, o vencedor é o Range Rover Evoque com motor 2.2 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas. Ele faz 12,1 km/l em uso urbano e 15,8 km/l em uso rodoviário. Em seguida está o Suzuki Jimny, com conjunto 1.3 16V a gasolina e câmbio manual de cinco velocidades. Ele faz 9,5 km/l e 10,7 km/l, respectivamente. Fechando o pódio está o Mitsubishi Outlander 2.2 16V, também a diesel, automático, que faz 11 km/l e 13,4 km/l nas mesmas condições.

Esportivo

Entre os esportivos, o mais econômico é o Audi TT Roadster, equipado com motor 2.0 e câmbio de dupla embreagem e seis velocidades, que roda 10 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. A versão cupê tem números inferiores, ficando abaixo do segundo colocado, o MINI Cooper S 2.0. O MINI possui transmissão automática de seis marchas e consumo de 10 km/l e 12,9 km/l, respectivamente. O terceiro lugar é do Mercedes-Benz E 250 2.0 automático (de sete marchas), que faz 9,5 km/l e 13,4 km/l, na mesma ordem. Todos são movidos apenas a gasolina.

 

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