entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Contran quer "caixa preta" nos carros até 2021

Por meio de resolução vaga, Conselho Nacional de Trânsito quer automóveis com gravador de dados de acidentes de trânsito

12/12/2017 - Redação / Foto: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Por meio da Resolução nº 717/2017, publicada em 30 de novembro de 2017, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) dispôs sobre futuras exigências que fará aos automóveis. Entre elas aparece um “Gravador de acidentes de trânsito”. Como a entidade não dá explicações sobre o item, leva-se a crer que os automóveis deverão ser equipados com uma espécie de caixa preta que armazene informações do veículo no momento de um acidente.

Leia mais:
IPVA: motoristas sem multa poderão ter desconto de até 15%
Velocidade média não pode render multa, diz Denatran
Inspeção veicular voltará em 2019
Em 2019, CNH será de plástico e terá chip

De acordo com a resolução, as montadoras têm 36 meses, contando a partir de 30 de dezembro, estudar a “novidade”, o mesmo prazo vale para a regulamentação da exigência. As fabricantes também poderão entregar ao Contran estudos de viabilidade para a implementação durante tal prazo, que serão deliberadas pela entidade.

Hoje, algumas montadoras já utilizam uma espécie de “caixa preta” na central eletrônica dos carros para monitorar parâmetros de funcionamento do veículo, mas não uma telemetria completa do carro, como acontece nos aviões, por exemplo.
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.