entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Deputado propõe interromper venda de carros com recall

Montadoras defendem que os recalls são normais, enquanto deputados cobram punições mais severas e maior rigor nas leis

04/10/2017 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Uma audiência pública realizada ontem (3) na Câmara dos Deputados debateu os frequentes recalls de veículos, os chamados realizados para que os consumidores façam o reparo de produtos com defeitos. E a proposta do deputado federal Alexandre Valle (PR-RJ) é radical: parar a comercialização de carros que já tenham recall anunciado.

Leia mais:
Volkswagen Polo 2018 é o 1.0 mais potente do Brasil 
Renault Kwid desbanca HB20 e é o segundo mais vendido 
Dois meses após lançamento EcoSport fica mais caro

"Precisamos parar imediatamente a comercialização de todos os veículos que entram em recall. As seguradoras não podem fazer o seguro, não pode transferir o veículo, não pode vender. Não adianta achar que vai mandar cartinha e vai resolver o problema. Não vai, pessoas estão morrendo por falhas mecânicas", defende Valle, relator da subcomissão especial que trata da regulamentação dos recalls. 

Como é hoje

Atualmente, a lei prevê apenas que esta informação esteja no documento do veículo após um ano do início da convocação, mas ela ainda não vale em todo o país. A divulgação por parte das fabricantes deve ser feita pelos meios de comunicação e redes sociais.

Mas para Ana Carolina Guimarães, do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, além de colocar a informação do recall no documento do veículo, o próximo passo seria fazer com que o Denatran forneça às montadoras o endereço dos proprietários atuais de veículos que precisem de recall para que elas façam uma comunicação direta ao consumidor.

Ela destaca que, nos últimos 10 anos, o número de recalls aumentou 200%. E segundo o Procon, dos 130 recalls de todos os produtos industrializados convocados no ano passado, 105 correspondiam a correções em carros. 

Maior rigor na fiscalização

Para Ricardo Morishita, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é preciso fiscalizar de maneira rotineira as montadoras para saber se elas estão ou não vendendo carros que já tenham problemas conhecidos. Ele lembrou o caso mais recente dos airbags defeituosos fornecidos pela empresa Takata para várias montadoras. 

A deputada federal Christiane Yared (PR-PR) também cobrou mais rigor nas leis de fiscalização e na punição às montadoras. "Saúde e segurança devem ser prioridades na relação com o consumidor. Quem fugir dessa regra está cometendo crime e deve ser pessoalmente responsabilizado. Neste país em que pagamos caríssimo por um carro, não vamos aceitar que a punição recaia apenas sobre o consumidor", afirma.

O lado das montadoras

Conforme publicado na Agência Câmara Notícias, em sua defesa, as montadoras disseram que a lei atual é boa e que todo produto pode ter defeitos. Os carros, segundo as empresas, são produtos complexos com no mínimo 5.000 itens cada um.

Carlos Eduardo Lemos, vice-presidente da Associação Nacional dos Veículos Automotores, defende que realizar recall é "normal e representa relações de consumo maduras", e o reparo dos veículos após a fabricação deve ser encarado como positivo pela sociedade. "Veículos são produtos industriais complexos, em permanente evolução tecnológica. São mais de 5 mil itens integrados, que poderão apresentar falhas ou defeitos nunca desejados pelos produtores", exemplificou.

Quem quiser pode consultar todos os recalls em andamento no site portal.mj.gov.br/recall

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.