entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat apostará apenas em carros pequenos para crescer

Estratégia da marca pode ter alcance global, mantendo a Toro como maior carro da marca italiana no mundo

20/08/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Sem a mesma atenção que Jeep, RAM e Alfa Romeo receberam nos últimos anos, a Fiat pretende virar o jogo. A marca prepara uma renovação total de seu portfólio com foco em duas vertentes: carros elétricos e familiares. A estratégia é apostar em carros compactos e de pequeno porte, tornando a picape Fiat Toro o maior carro da marca em todo o mundo.

Veja aqui ofertas de carros da Fiat na sua cidade

Segundo Oliver François, CEO da Fiat, em entrevista à Autocar, “todos os modelos da Fiat terão entre 3,5 m e 4,5 m de comprimento”. A ideia é atuar até o segmento de médios onde estão modelos como Ford Focus, Volkswagen Golf/Jetta e Chevrolet Cruze. Na Europa o maior carro da Fiat é a Tipo SW com 4,57 m de comprimento, enquanto no Brasil é a Toro com 4,91 m.

Marea e Tempra 2020? De jeito nenhum!

François afirmou que a estratégia da Fiat se dividirá entre a família 500 e modelos destinados ao transporte de famílias: “não teremos carros grandes, não teremos carros premium ou esportivos porque eles não têm legitimidade”. Por isso não espere por um modelo do porte que Marea e Tempra tiveram no passado ou um SUV gigantesco com logo Fiat.

A marca substituirá o SUV compacto 500X por um outro modelo na mesma categoria, porém com estilo mais robusto. Apesar de vender bem, a Fiat quer um SUV fora da família 500 por conta da nova estratégia para esses modelos. Além disso, é preciso potencial global para atacar em outros mercados como o Brasil. Um novo SUV derivado da Toro ainda pode existir, mas apenas para o nosso país.

Outros 500

Saindo do mercado de volume, os modelos da família 500 vão ganhar em sofisticação e tecnologia. A Fiat quer converter a nova geração do hatch compacto em uma espécie de Tesla italiano, apostando no luxo e tecnologia para conquistar clientes. A marca não nega que com isso o 500 ficará bem mais caro que o atual.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

Para o lugar do 500X e do combalido Punto, a Fiat prepara o 500 Giardinera, que será uma espécie de misto entre perua e hatch de cinco portas com estilo retrô. A minivan 500L ainda tem futuro incerto, podendo ser substituída por um SUV, o qual tomará lugar também de toda família Tipo.

Brasil vs. Itália

A estratégia para o mercado brasileiro pode não seguir exatamente o que acontece na Europa. Hoje a Fiat da Europa não vende um carro igual ao que é oferecido pela Fiat do Brasil. Uno e Panda derivam de um mesmo projeto e poderão seguir assim na próxima geração, mas com importantes diferenças entre eles.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.