entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Genesis: conheça os Mercedes-Benz sul-coreanos da Hyundai

Nascido como um sedã da Hyundai, o nome Genesis passou a ser usado pela primeira marca de luxo da Coreia do Sul

04/01/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Quando ouve falar de luxo, qual país vem à mente? Talvez seja França com seus perfumes caríssimos, ou Inglaterra com a nobreza da monarquia, até mesmo a Alemanha com a tríade BMW, Mercedes-Benz e Audi. Mas dificilmente alguém pensa em Coreia do Sul, certo? Criada oficialmente em 2015 pela Hyundai, a Genesis se tornou a primeira fabricante de carros de luxo no país asiátio e tem como objetivo mostrar que esses orientais entendem de verdade o que é luxo. Conheça mais agora a história da Mercedes-Benz da Coreia do Sul.

Leia mais:
Hyundai vendeu um número negativo (-1) de Azera nos EUA
Mercedes-Benz da Hyundai: novo Genesis G90 tem estilo ousado
No mundo, grupo Hyundai vendeu mais que a Ford em 2018

Passado Hyundai

Apesar de ser uma marca relativamente nova, a história da Genesis é mais antiga do que parece. A Hyundai sempre tentou entrar no mercado de luxo com sua própria marca. A primeira tentativa foi com o Dynasty em 1996: um sedã de grande porte, visual careta e tração dianteira. Ele vendeu pouco e durou até 2005.

Confira aqui ofertas de carros 0km da Hyundai com desconto

Além do Dynasty, a Hyundai vendia também o Equus (ou Centennial em alguns mercados), que não passava de um Mitsubishi Proudia/Dignity rebatizado e reestilizado levemente. Com a evolução da Hyundai, era a hora de produzir um sedã de luxo legítimo. Foi assim que a história da Genesis começou em 2007 nos EUA, mais especificamente no Salão de Nova York, onde a Hyundai revelou o conceito do sedã Genesis. Meses depois, no Salão de Los Angeles, o Genesis Coupe Concept era mostrado. Ambos ainda carregavam o logotipo da Hyundai pela carroceria, mas já indicavam novos rumos que a marca queria trilhar.

A dupla chegou ao mercado em 2008 com estilo bastante próximo às versões conceito. O Hyundai Genesis foi lançado com toda pompa pela fabricante sul-coreana como seu primeiro sedã premium esportivo. Ainda que o visual não inspirasse esportividade, se assemelhando a um Azera bombado sem lanternas traseiras conectadas, o Genesis contava com tração traseira, como manda a cartilha dos sedãs de luxo. A plataforma também serviu à segunda geração do Equus, lançada em 2009.

Procurando um Hyundai seminovo? Veja aqui ofertas

Já o Genesis Coupe apenas dividia a plataforma com seu irmão sedã, tinha posicionamento mais esportivo e despojado, servindo como um substituto mais caro e dinamicamente mais refinado ao Tiburon. O cupê durou até 2016, passando por uma pequena reforma visual em 2013 quando assumiu um design mais próximo a outros modelos da Hyundai, guardando semelhanças com o Veloster. Já o sedã durou até 2013 sem modificações visuais significantes.

A Mercedes-Benz da Coreia

Em 2015, dois anos depois do lançamento da segunda geração do Hyundai Genesis, a fabricante sul-coreana anunciou a emancipação de seus modelos de luxo. Assim, o nome Genesis, que batizava apenas um modelo, passaria a ser a designação de toda uma linha de carros de luxo. As diretrizes do design da marca, além do logotipo de asa estilizada, presentes no Hyundai Genesis, passaram para toda a linha, enquanto o sedã mudava de nome para Genesis G70 em 2016.

Simule as parcelas do seu próximo carro

Focada em conquistar a Coreia do Sul e os EUA, a Genesis seguiu uma estratégia diferente de outras fabricantes de luxo orientais:  Acura, Infiniti e Lexus surgiram da vontade de Honda, Nissan e Toyota de brigar com Mercedes-Benz, Audi e BMW com marcas totalmente independentes. Já a Genesis só se tornou possível pois os Hyundai Genesis e Equus vendiam suficientemente bem para justificar a separação. Além disso, Chris Hosford, um porta-voz da Hyundai USA na época do lançamento da Genesis como marca, havia declarado que os clientes queriam uma experiencia verdadeira de luxo e que precisava ser separada da Hyundai.

Foi assim que na troca de geração em 2017 que o Hyundai Equus se tornou Genesis G90 (EQ900 na Coreia do Sul). No mesmo ano a marca também lançou o G70, um sedã de porte médio e visual bastante esportivo, feito para brigar diretamente com BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Em comum, todos os modelos da Genesis possuem tração traseira, grade frontal cromada com formado trapezoidal, carroceria com vincos fortes e lanternas que não invadem a tampa do porta-malas.

Experiencia Genesis

Para se diferenciar da Hyundai e criar uma alma de luxo tão desejada pela marca, a Genesis se inspirou nos distritos de luxo da Coreia do Sul, como Gangnam em Seoul, homenageada na popular música Gangnam Style do cantor Psy. O distrito é conhecido pela arquitetura moderna e pela presença maciça de lojas de grifes internacionais. Para a Genesis, a Hyundai criou concessionárias separadas com muito uso de madeira, iluminação indireta e tons escuros.

No início, algumas concessionárias Hyundai contavam com o Espaço Genesis, dedicado exclusivamente aos modelos da marca, seguindo a mesma arquitetura das concessionárias independentes. Até mesmo os tons de azul, comumente usado nas revendas Hyundai, foram trocados por marrom e preto na nova marca. Há também inspiração em fabricantes de luxo britânicas, com espaços para escolha de tons de couro, madeira e outros materiais.

Futuro da Genesis

Desde 2015, o futuro da Genesis é claramente divulgado pela Hyundai. Além dos sedãs G70, G80 e G90, a marca terá dois SUVs nos próximos anos, que adotarão a sigla GX seguida de um numeral que representará seu tamanho. A estratégia de nomenclatura basicamente é a mesma que praticamente todas as fabricantes de luxo usam hoje em dia. Um cupê esportivo também será lançado até 2020.

Em 2019 será lançada a reestilização do G90, que mostra como será o visual dos modelos da marca. Se antes eles possuiam características fortes de design, agora os modelos da Genesis terão ainda maior destaque para a grade frontal, além de faróis e lanternas divididos. A dianteira terá uma faixa de LED cortando o conjunto como nos Volvo, enquanto a traseira será constituída por barras luminosas paralelas. Espere por essa linguagem de design quando G70 e G80 foram reestilizados.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.