entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Honda fecha fábrica e futuro do Civic entra em risco

Assim como outras marcas ao redor do mundo, incluindo Ford no Brasil, a Honda fechará uma de suas fábricas na Europa

20/02/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A rodada de fechamento de fábricas no mundo ainda não acabou. A Honda anunciou oficialmente nessa semana que sua planta no Reino Unido será fechada em 2021 devido às consequências do Brexit (saída do país da União Européia). Atualmente a fábrica localizada em Swindon, Inglaterra, é responsável pela produção do Civic hatch e do Civic Type-R. A marca também colocou em risco o futuro do Civic sedã no continente europeu. 

Leia mais:
Mesmo com queda de 21%, Corolla vende mais que Civic e Cruze
Toyota detalha visual que o Corolla 2020 deve ter no Brasil
VW Jetta Comfortline: menos Golf, mais Corolla | Avaliação

Responsável pela produção de 150 mil carros por ano, dos quais a maioria é exportada para toda Europa e até EUA (no caso do Civic hatch), a fábrica de Swindon emprega 3.500 funcionários, que serão dispensados com o fechamento da fábrica em 2021. Não se sabe ainda se a Honda passará a fornecer o Civic hatch para o mercado europeu de outra fábrica, possivelmente usando alguma de suas plantas no Japão.

Confira aqui ofertas de Civic

No caso do Civic sedã, feito em Gebze, Turquia, a Honda afirmou que encerrará a produção do modelo também em 2021. A unidade é menor que a da Inglaterra, sendo responsável pela fabricação de 38 mil carros ao ano. Segundo informações oficiais da marca, a divisão turca trabalha com negociações com fornecedores locais.

E o Brasil?

Como o mercado brasileiro não recebe o Civic hatch e produz localmente as unidades do Civic sedã vendido por aqui, não seremos afetados com a decisão, mas haverá mudanças. Atualmente, o sedã nacional é feito em Sumaré, interior de São Paulo e terá sua produção transferida até 2021 para Itirapina, também no interior do estado. O movimento será feito por todos os modelos da marca no pais, sendo o primeiro deles o Fit que passará a ser feito em Itirapina até o final do primeiro trimestre desse ano.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

A fábrica de Sumaré não será desativada, passando a atuar como linha de produção de motores. Uma reestilização leve, já apresentada nos EUA, deve ser aplicada ao Civic antes de sua transferência de fábrica. Ele recebeu novos para-choques e pequenas alterações no interior. Não há data ainda para o lançamento das mudanças no sedã por aqui.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.