entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Lançado em 1998, Honda HR-V é mais antigo do que você pensa

Primeira geração do SUV compacto da Honda é pouco conhecida e não era global como o atual modelo

24/09/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Vendido no Brasil desde 2015, o Honda HR-V é um dos SUVs compactos mais comercializados no mundo inteiro, especialmente por ser um carro global. Mas ele não era exatamente assim no passado. Aliás, sabia que o modelo vendido no nosso país é a segunda geração do HR-V? Conheça agora o primeiro Honda HR-V lançado no mundo.

Leia mais:
Honda HR-V terá versão esportiva com motor de Civic Touring
Compass lidera, Creta sobe: os SUVs mais vendidos de 2018
Honda HR-V elétrico é revelado em registro de patente

A primeira ideia de um SUV compacto da Honda surgiu em 1997 durante o Salão de Tokio por meio do conceito J-WJ. O nome exótico tinha um significado bastante simples: Wild and Joyfull (selvagem e divertido). O estilo nada convencional que misturava elementos de cupês da Honda com minivans foi diluído no modelo de produção, mas boa parte da receita final estava lá, só que desta vez batizado de HR-V, ou Hi-rider Revolutionary Vehicle (veículo revolucionário com altura elevada do solo).

Confira aqui ofertas de HR-V

O Honda HR-V de primeira geração foi lançado apenas um ano depois como modelo exclusivo do Japão. Tal qual o modelo atual que é baseado na plataforma de um compacto (Fit), o primeiro HR-V dividia sua plataforma com o hatch Logo. Nas medidas ele marcava 4,11 m de comprimento (4 m na versão duas portas), 1,69 m de largura e 1,69 m de altura, enquanto o atual HR-V registra 4,29 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,60 m de altura.

Simule as parcelas do seu carro novo

O estilo robusto seguia o que era visto no CR-V da época: carroceria quadrada com vincos retos e janelas grandes. Uma de suas principais marcas de design está no vidro traseiro visualmente inteiriço que ficava integrado às grandes lanternas verticais. Um aerofólio instalado no fim do teto e integrado ao bagageiro deixava o HR-V ainda mais alto do que era.

Diferentemente do atual modelo, o HR-V original trazia opção de tração nas quatro rodas, batizada pela Honda de Real Time 4WD. Era o mesmo sistema usado nos primeiros CR-V. Havia também opção de tração dianteira. Ele trazia somente uma opção de motor: 1.6 quatro cilindros de 105 cv ou 125 cv na versão equipada com comando variável de válvula. As opções de transmissão eram manual de cinco marchas ou CVT Honda Multimatic S.

Outro diferencial em relação ao HR-V que conhecemos, é que a primeira geração possuía uma exótica versão de duas portas com entre-eixos encurtado e carroceria 11 cm mais curta. Essa versão deixou de ser vendida em 2003, enquanto o modelo de quatro portas saiu de linha somente em 2006. Uma reestilização leve foi feita em 2002. No Japão, ele foi subsumido pelo Crosstour, enquanto na Europa não houve um sucessor direto.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.