entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Mercosul terá placa única em 2016

Placa única para o Mercosul será adotada em veículos comerciais a partir de 2016 e em carros de passeio a partir de 2018

02/09/2014 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Representantes de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela se reuniram em Buenos Aires na semana passada para discutir o projeto de unificação das placas veiculares entre os países membros do Mercosul. A ideia é que, a partir de 2016, seja implantado um padrão único para veículos comerciais e, em 2018, se estenda aos veículos de passeio. O modelo toma como inspiração o sistema implantado na União Europeia.

Apesar de o Ministério da Justiça da Argentina afirmar que houve avanços significativos em relação ao desenho, ainda não há uma definição sobre a placa que deverá ser obrigatória aos mais de 100 milhões de veículos do bloco. A unificação visa facilitar a circulação dos cidadãos entre os países membros, além de permitir o intercâmbio de informações sobre os automóveis. Sendo assim, haverá um avanço em relação à segurança, já que infrações poderão ser aplicadas em território estrangeiro, além da identificação de carros roubados em outros países. 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.