iCarros: Carros novos, usados e lançamentos
 
 

Mudanças no licenciamento de veículos em SP

Prefeitura de São Paulo suspende inspeção veicular ambiental e licenciamento de veículos muda na capital

31/01/2014 - Redação (Foto: Divulgação) / Fonte: iCarros

  • Compartilhe esta matéria:
 
 
Mudanças no licenciamento de veículos em SP

O Detran.SP informa que a partir deste sábado (1), o licenciamento dos veículos registrados na capital não estará mais condicionado à aprovação na inspeção veicular ambiental até que a Prefeitura de São Paulo retome a realização do serviço, suspenso pela administração municipal.

Dessa forma, todos os veículos registrados na cidade de São Paulo poderão fazer o licenciamento normalmente, conforme os dos demais municípios do Estado, nos quais não existe inspeção ambiental. Isso signifca que mesmo o motorista que não passou pela inspeção ambiental em 2013 ou nos anos anteriores poderá licenciar seu veículo a partir de 1º de fevereiro. O mesmo vale para quem teve o veículo reprovado na inspeção.

Quem pagou o licenciamento em janeiro de 2014 para receber o documento em casa via Correios (mas recebeu uma carta do Detran.SP alertando que o veículo não fez a inspeção de 2013) deverá aguardar, pois o documento será emitido e enviado ao endereço do condutor a partir de fevereiro.

Quem pagou o licenciamento em dezembro de 2013 para receber o documento em casa via Correios (quando o agendamento da inspeção ainda estava disponível) e não conseguiu fazer a inspeção em janeiro, deverá ir a qualquer unidade do Detran.SP ou posto Poupatempo, apresentar o comprovante de pagamento e retirar o documento na hora.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo que não esteja com o licenciamento em dia é infração gravíssima: multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira, apreensão e remoção do veículo. Já conduzir sem portar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é infração leve (artigo 232 do CTB): multa de R$ 53,20, três pontos na carteira e retenção do veículo até que o documento seja apresentado.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário