Pneu com musgo gera energia e ainda libera oxigênio

Goodyear apresenta conceito com musgo vivo em seu interior que gera energia para acender luzes nas laterais do pneu

13/03/2018 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Goodyear apresentou no Salão de Genebra um novo tipo de pneu, mais ecológico e com algo inovador: musgo. Sim, você leu certo. O pneu usa musgo. O conceito batizado de Oxygene possui uma estrutura diferenciada que permite que o musgo cresça em suas laterais, absorvendo umidade e água da via e deixando que ele faça fotossíntese. Isso significa que ele é capaz de gerar energia e ainda libera oxigênio no ar. 

Leia mais:
Já existe um pneu que evita ralar a roda na guia
Tudo sobre pneus: quando trocar e os cuidados a tomar 
Como fazer o rodízio dos pneus 
Pneus Run Flat: o que é, como funciona e suas vantagens

A partir da fotossíntese, é gerada energia usada para alimentar sensores e luzes nas laterais do pneu. Essas luzes mudam de cor e servem para alertar pedestres e outros motoristas sobre manobras como frenagens e mudanças de faixa. E como o musgo absorve o CO² e libera oxigênio na atmosfera pela fotossíntese, isso ainda ajuda a limpar o ar que respiramos.

Segundo estimativa da Goodyear, em uma cidade como Paris, isso significaria cerca de 3.000 toneladas de oxigênio sendo lançados no ar e mais de 4.000 toneladas de CO² sendo absorvidos por ano. Segundo a empresa, mais de dois terços da população mundial viverá em cidades até 2050, o que exige soluções mais ecológicas para o transporte.

Daí veio a inspiração para esse conceito, que visa reduzir o desperdício de material e as emissões. E aqui temos o outro destaque do conceito: sua construção, feita em impressora 3D com pó de borracha de pneus reciclados. Isso reduz o peso e oferece uma estrutura capaz de absorver impactos, além de aumentar a sua vida útil. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro