entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Resolução do Contran ameaça carros rebaixados

Contran suspende novos pedidos para modificações na suspensão de veículos e ameaça donos de carros rebaixados

04/09/2013 - Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Desde o dia 28 de agosto, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) suspendeu a resolução que regulamentava a modificação no sistema de suspensão dos veículos, o que coloca um sinal amarelo na cabeça dos proprietários de carros rebaixados. A resolução 450 da entidade diz que estão suspensos os efeitos da resolução 292 de 2008, que regulamenta quaisquer alterações nos veículos, no quesito alteração de suspensão. Segundo o Contran, essa suspensão vale por 90 dias contando a data da resolução e o órgão deve apresentar uma nova regulamentação após esse período. 
 
Até a suspensão, os interessados em modificar o carro precisavam de uma inspeção de segurança conforme parâmetros do Inmetro. O Instituto Nacional de Meterologia, Qualidade e Tecnologia então emitia um laudo de certificação, que seria usado na emissão de um novo documento do veículo, explicitando a modificação no campo de observações.
 
O iCarros conversou com os donos de carros rebaixados para saber o que eles esperam dessa alteração do Contran. O engenheiro elétrico Daniel Pereira, dono de um Chevrolet Corsa com suspensão a ar, é pessimista: "No Brasil, sempre se espera o pior". O sistema que Pereira usa em seu carro já é ilegal, mesmo na legislação antiga que foi suspensa, já que amortecedores reguláveis eram proíbidos. "Lá fora pode, não sei porque aqui não", reclama. "Nos EUA você pode comprar o kit de suspensão a ar pronto, na caixa, sem problemas", completa.
 
Já o motorista Lúcio Araújo percorreu todos os trâmites legais para poder rodar com seu Chevrolet Omega alterado. Não só a alteração na suspensão, como também as rodas de 20 polegadas e faróis de xenônio estão legalizados. Perguntado sobre a possibilidade dessa suspensão de alterações vingar, permanecendo proibida a alteração na suspensão do carro, Araújo responde: "Creio que sim, mas espero que não". Segundo o Lúcio, o ideal e não deixar de haver um canal de legalização: "Se você tem um jeito para andar certo, por que proibir?", relata.
 
Felipe Pelizzare, membro e um dos organizadores do clube Comunidade Tuning levanta mais questionamentos: "Em momento algum o Contran explicou porque foi feita a suspensão dessa resolução. Se mudar, que seja pra melhor", comenta. Lúcio Araújo ainda lembra que "o pessoal dos carros rebaixados não é unido, não temos ninguém no governo para olhar nossos interesses. Somos peixe pequeno", finaliza.
 
E vocês, acham que o Contran vai mantér a suspensão de modificações na suspensão do carro? E se houver uma nova regulamentação, ela será mais restritiva?
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.