21/07/2015 - Redação / Foto: Reprodução / Fonte: iCarros
Agora, os candidatos que quiserem obter CNH na categoria B - carros e veículos de passeio - deverão fazer no mínimo cinco horas/aula em simuladores, sendo uma com conteúdo noturno. Essas aulas deverão ocorrer após a conclusão do curso teórico e antes de terem início as aulas práticas nas ruas. As autoescolas terão até o dia 31 de dezembro para se adaptarem, com a nova lei vigorando a partir de 1º de janeiro de 2016.
Com isso, serão necessárias ao todo 25 horas/aula para o candidato poder realizar a prova prática de direção para a categoria B, sendo as outras 20 horas/aula em um veículo de aprendizagem, com quatro em período noturno. Dessas quatro horas/aula noturnas, três poderão ser realizadas opcionalmente nos simuladores e apenas uma deve ser feita em via pública.
Inicialmente, a obrigatoriedade dos simuladores vale apenas para a categoria B. Porém, numa segunda fase ainda sem data definida, será necessária também para dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos, seja na obtenção de uma nova CNH, seja para aqueles que irão mudar de categoria. De acordo com o Contran, o pedido partiu dos próprios Detrans.
Lei antiga
A obrigatoriedade dos simuladores em todo o País deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2014, mas foi adiada devido à reclamação das autoescolas sobre o valor do equipamento. Em junho de 2014, o Contran decidiu que o seu uso seria opcional.
Guia completo: preço, onde e como renovar a CNH
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro