Último Defender sai da linha de montagem

Modelo abandona o mercado após 68 anos de produção. Relembre as versões e sua história na galeria de fotos

29/01/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Land Rover deu adeus hoje (29) ao Defender, que teve sua última unidade produzida - versão 90 com capota - na fábrica de Solihull, no Reino Unido, após 68 anos de fabricação ininterrupta. Mas os fãs do modelo podem conter as lágrimas. A fabricante informou que já está trabalhando no desenvolvimento de uma nova versão do Defender.

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Para celebrar esse marco histórico para a Land Rover, cerca de 700 funcionários - atuais e que já trabalharam em Solihull - foram convidados a dirigir alguns exemplares, incluindo a versão “Huey”, um veículo pré-produção que antecedeu o lançamento do Land Rover Série 1, primeiro modelo da marca britânica, lançado em 1948. Ao todo, mais de 25 veículos icônicos para a fabricante participaram das comemorações.

A empresa aproveitou para anunciar um novo programa de restauração de veículos clássicos com sede em Solihull, visando dar uma nova vida a carros como o Defender e os Series antigos que hoje estão espalhados pelo mundo. O primeiro veículo a ser restaurado estará disponível para venda em julho.

História

Segundo a Land Rover, mais de dois milhões de Land Rover Séries e Defender foram fabricados em Solihull desde 1948 - o número exato são 2.016.933 unidades. A primeira unidade foi vendida naquele mesmo ano durante o Salão de Amsterdã por 450 libras esterlinas. Ele era equipado com motor 1.6 de 4 cilindros e apenas 50 cv de potência.

No ano passado, saiu da linha de montagem o Defender de número 2 milhões, veículo que foi arrematado em um leilão por 400 mil libras esterlinas. O modelo se chamou Série I até 1958 e depois Série II até 1970, quando se tornou o Série III. O nome Defender passou a ser usado em 1990. 

De acordo com a Land Rover, cada Defender demora cerca de 56 horas para ser feito, sendo que uma nova unidade saía das linhas de montagem a cada quatro minutos. Há duas peças que são utilizadas desde o início da produção do modelo, em 1948: a presilha da capota nas versões Soft Top e alguns dos suportes inferiores.

 

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