entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

VW Gol despenca e Etios é o carro mais vendido da Argentina

Liderança geral é da Toyota Hilux, mas Etios se consagra mesmo com vendas em queda e sem ameaça do Yaris

09/01/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Movimentações drásticas no mercado argentino ocorreram entre 2017 e 2018. Como exemplo a decorada do Volkswagen Gol, que abriu mão da liderança para a picape média Toyota Hilux. Entre os modelos de passeio, o campeão é o Toyota Etios que ainda não sente os efeitos da chegada do irmão mais sofisticado Yaris.

Leia mais:
Em ano de estreia, Virtus já é 2º sedã compacto mais vendido
Dez carros que o brasileiro já esqueceu que existiram
Com a chegada do Yaris, Toyota Etios perde versões

Quem caiu

Com 47,3% de queda em um ano, o Volkswagen Gol foi o modelo com a maior diminuição nas venda no top 10. Com o resultado, o hatch produzido no Brasil deixou de ser o líder de mercado para amargar o sexto lugar. Outro modelo que escorregou foi o Renault Sandero, que despencou da segunda posição para a nona colocação, sendo ultrapassado pelo irmão novato Kwid. Os dados foram fornecidos pela Focus2Move.

Quem subiu

Apesar de ter vendido 1,4% menos que em 2018, a Toyota Hilux saltou três posições e alcançou a liderança. O seu irmão Etios realizou o mesmo feito ao também subir três colocações, tomando o posto de modelo de passeio mais vendido do mercado argentino e segundo colocado na classificação geral. Apesar da elevação de posição, ele vendeu 1,6% a menos que no ano anterior.

Simule as parcelas do seu carro novo

Em crescimento, quem se destacou foi o Kwid. Ele saiu da 118ª posição em 2018 para o sétimo lugar, empurrando seu irmão Sandero para baixo. O Fiat Argo também galgou colocações, chegando ao décimo lugar no top 10 depois de ter finalizado 2017 no 67º lugar. Vale lembrar que ambos os modelos começaram a ser vendidos na Argentina em meados de 2017, o que justifica o primeiro ano fraco.

Peculiaridades com o Brasil

Tal qual ocorreu no nosso país, o ranking dos carros mais vendidos da Argentina é dominado por hatches compactos. A exceção fica por conta de Toyota Hilux, única picape, e do Chevrolet Prisma, igualmente o único sedã do top 10. No Brasil, tivemos apenas uma picape no ranking de 2018 (Fiat Strada), o Prisma também como único sedã e o Jeep Compass representando os SUVs, categoria que não chegou aos dez mais vendidos da Argentina.

Um modelo que merece destaque no ranking é o Peugeot 208. Produzido no Brasil e exportado para o país vizinho, ele ficou no oitavo lugar com 22.484 unidades vendidas. Por aqui no mesmo período, o Peugeot 208 não conseguiu nem se estabelecer no top 10 da  categoria, amargando a 14ª posição geral na categoria de hatches com 7.092 unidades vendidas.

Confira o ranking dos carros mais vendidos de 2018 na Argentina:

1. Toyota Hilux: 33.439 unidades – Veja ofertas
2. Toyota Etios: 32.008 unidades – Veja ofertas
3. Ford Ka: 30.370 unidades – Veja ofertas
4. Chevrolet Onix: 30.286 unidades – Veja ofertas
5. Chevrolet Prisma: 27.967 unidades – Veja ofertas
6. Volkswagen Gol: 23.551 unidades – Veja ofertas
7. Renault Kwid: 22.527 unidades – Veja ofertas
8. Peugeot 208: 22.484 unidades – Veja ofertas
9. Renault Sandero: 22.079 unidades – Veja ofertas
10. Fiat Argo: 21.378 unidades – Veja ofertas

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.