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Audi A5: sonhar custa R$ 259.500

Cupê da montadora alemã torce pescoço de pedestres pelas ruas; modelo traz um 3.2 V6 de 269 cv de potência

10/02/2010 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros

Sempre que o valor do prêmio da Megasena é anunciado, é comum escutar nas rodinhas entre amigos os sonhos que seriam realizados caso algum deles fosse o feliz ganhador da loteria. Pois bem. Entre os luxos dos meus devaneios, compraria um Audi A5.

Seriam desembolsados, no mínimo, R$ 259.500, sem contar os opcionais que são a cereja do bolo. Antes de chegar à primeira revisão do carro, no entanto, me desfaria dele, já que este é o tipo de modelo com o qual uma mulher não pode ficar dando sopa por aí nos cruzamentos, além de não ser carro para rodar pelas esburacadas vias brasileiras.

O A5 teria uma passagem rápida, mas marcante, pela minha vida. Entre oito meses e um ano, talvez. A cor? A mesma do modelo avaliado nesta matéria: branca. Para desfilar com mais classe ainda, rodas de liga leve de 19 polegadas. A partir daí, ganharia as estradas. E para quem quisesse me acompanhar, haveria um pequeno teste de esforço: os dois ocupantes traseiros precisariam ter menos de 1,80 metro para não bater a cabeça no teto rebaixado, característico dos cupês. Este empenho, com certeza, valeria a pena.

Vamos aos números. O bloco de 3,2 litros com seis cilindros, injeção direta de combustível (FSI), uma potência de 269 cv e quase 34 kgfm de torque (em uma faixa que vai dos 3.000 aos 5.000 giros) são capazes de levar o A5 da imobilidade aos 100 km/h em 6,6 segundos e aos 250 km/h de velocidade máxima. Quem vai se lembrar destes dados técnicos na primeira aceleração? Ainda mais ao constatar que a transmissão automática Multitronic oferece 8 velocidades ao motorista, com possibilidade de troca por meio de borboletas atrás do volante - e modo esportivo se estas não bastarem.

Apesar de dificilmente ficar focado nos números quando se está a bordo deste cupê, é preciso um pouco de conhecimento para pilotar o carro. A suspensão, por exemplo, possui três formas de condução: Comfort, Auto e Dynamic. A primeira roda com mais suavidade, em terrenos com mais adversidades, como estrada de terra (sim, ele passou por lá...); a segunda se adapta ao modo que o condutor dirige e o terceiro torna o conjunto mais rígido para uma condução para esportiva. A decisão é feita por meio de um toque.

Este equipamento, entretanto, é opcional. Assim como as citadas rodas de 19 polegadas (o A5 vem de série com rodas de 17 polegadas) e o piloto automático com controle adaptativo de distância e velocidade. Ou seja, se houver preguiça em controlar o pé no freio durante uma trajetória em uma estrada, por exemplo, o A5 o faz por você. Somados todos os opcionais, o carro ganha aproximadamente mais R$ 30 mil no valor final.

Outros equipamentos que tornam a vida do condutor mais cômoda valem a pena ser citados: chave que funciona por meio de presença (com botão de acionamento da partida) e freio de mão eletrônico, que opera por meio de uma pequena alavanca.

O rodar do A5 é caracterizado por dois opostos: é preciso suavidade para não raspar a parte de baixo do carro em valetas e lombadas e é necessário disposição para fazer trabalhar o V6, pois não há como conduzi-lo sem pressionar o pedal do acelerador para ouvir o ronco grave do bloco trabalhando. A direção Servotronic, hidráulica com assistência variável, é um dos principais méritos do A5: delicada nas manobras e firme nas curvas.

Por falar em curvas, não me lembro de ter passado sufoco ao descer a rodovia dos Imigrantes sentido litoral sul de São Paulo. Aliado às enormes rodas de 19 polegadas, o controle de estabilidade tornou imperceptível qualquer desvio do carro. Neste caso, as trocas manuais do câmbio e a suspensão independente na dianteira e na traseira fazem toda a diferença.

No período de avaliação, dois detalhes fizeram falta: ajuste de altura do cinto de segurança para motorista e passageiro e alerta de pressão dos pneus, levando-se em conta o perfil baixo do equipamento. No bagageiro, espaço satisfatório para um cupê: 455 litros disponíveis. 

Não é preciso mencionar que o carro provoca as pessoas na rua. Despertando sentimento de admiração ou de inveja, é certo que o A5 faz sucesso. Os farois bixenônio com leds, a grade que remete à imagem dos atuais modelos da Audi e as lanternas com formato geométrico justificam a curiosidade das pessoas.

Bom, sonhar não custa nada. Quero dizer, neste caso, cerca de R$ 260 mil. Para quem aguarda um prêmio de R$ 28 milhões na noite de hoje (10), no entanto, este valor acaba virando troco de padaria...

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