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EcoSport 1.6 XLS, discretamente agressivo

Frente nova e motor consagrado tornaram o EcoSport 1.6 a melhor opção para quem deseja adquirir um veículo de uso misto, mas sem os custos da tração 4x4

15/02/2008 - Ricardo Panessa / Fonte: iCarros

O EcoSport é a alegria da Ford. Desde seu lançamento há quatro anos, já acumulou 375 mil unidades vendidas, das quais 180 mil apenas no Brasil. As demais, foram abastecer outros mercados, como a Argentina, onde também faz grande sucesso. Disponível em três níveis de acabamento e duas motorizações, a que apresenta melhor relação custo-benefício é a 1.6 XLS, que foi testada. Custando R$ 54.460, ou cerca de R$ 2.500 menos que a versão completa, XLT, difere daquela apenas em alguns acessórios. O desempenho é o mesmo. Dirigir o EcoSport é como colocar a camisa preferida e sair por aí. Veste no motorista como uma calça jeans. A posição de dirigir mais alta, característica de utilitários esportivos mais sofisticados, é um de seus grandes trunfos. Lá de cima, e com grande visibilidade, é mais gostoso ver o mundo, mesmo que seja um mundo de veículos parados no trânsito. Bonito por fora – ele ganhou frente nova, com capô mais reto e novos frisos, além de uma expressiva grade dianteira, bem casada com o pára-choque de desenho novo - e também sofreu algumas mudanças internas – como os novos dutos de ventilação no painel e quadro de instrumentos analógico -, mas continua praticamente o mesmo. Cara de bravo, mas dócil de ser conduzido; excesso de plástico nos revestimentos, mas bem acabado; e desempenho modesto, mas suficiente, inclusive em estradas sem pavimentação. Bom no asfalto e na terra O conhecido motor 1.6 RoCam continua eficiente e confiável. Aliado ao câmbio manual de cinco marchas reescalonado, tem desempenho elástico e silencioso. Segundo a Ford, a nova caixa teve a 1ª. e 2ª. marchas encurtadas em 15%, enquanto a 3ª., 4ª e 5ª. foram alongadas em 7%. O resultado pode ser sentido na prática. As arrancadas ficaram mais vigorosas e as retomadas de velocidade mais seguras. Os 111 cv de potência máxima (com álcool) são atingidos aos 5.500 rpm, mas o torque de 15,8 mkgf só vem cheio a partir dos 4.250 rpm, o que torna o jipinho ainda mais ágil em altas velocidades. O novo volante de direção e a nova manopla da alavanca de câmbio proporcionam uma pegada agradável, aumentando o prazer de dirigir. Embora tenha sido projetado em Camaçari, na Bahia, visualmente o EcoSport não esconde sua inspiração no Land Rover Freelander, britânico de Birminghan, este sim um puro-sangue off-road. As semelhanças param por aí. Embora também seja relativamente alto, com vão livre maior do que o dos automóveis comuns, o EcoSport não é um jipe, dentro do conceito tradicional da palavra. Não foi feito para rodar fora da estrada, mas sim para rodar (bem) em (quase) qualquer estrada. E, para isso, apresenta ainda outra boa vantagem: ângulo de entrada de 28º e ângulo de saída de 34º, suficientes para superar razoáveis desníveis de altura no piso, que certamente nenhum automóvel superaria. Dotado de suspensão traseira com eixo de torção semi-independente e dianteira independente do tipo McPherson, o EcoSport vai bem nos pisos de terra. Aliás, vale lembrar: vai tão bem quanto os outros modelos da linha. Os pneus P4 ou GPS3, da Pirelli, nas medidas 205/65 R15 com desenhos assimétricos, que equipam originalmente esta opção do EcoSport, vão melhor no asfalto que nos pisos de pouca aderência. A Ford oferece opcionalmente o pneu Scorpion ATR, também da Pirelli, mais adequado para uso misto. Gostoso de dirigir Com esta configuração, segundo a Ford, o EcoSport é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e atingir velocidade máxima de 167 km/h, quando abastecido com álcool. Na prática, com quatro pessoas a bordo mais bagagens, o Eco relutou um pouco além do que o esperado nas acelerações e retomadas mais urgentes. De modo geral foi bem. É agradável de ser conduzido, principalmente em altas rotações. A altura da carroceria exige os cuidados de praxe nas curvas mais fechadas, mas em geral o modelo apresenta excelente estabilidade. O sistema de freios, a disco ventilados na frente e a tambor na traseira, são suficientes mas a categoria do EcoSport já merecia freios com ABS, o que a Ford não oferece nem como equipamento opcional. Mais novo por fora do que por dentro, o EcoSport continua oferecendo também uma boa relação custo-conforto-praticidade-desempenho. Com ele é possível passar o final de semana no sítio, longe do asfalto por meio de um caminho enlameado, e ir à ópera na terça, após uma simples lavagem. O carro merecia uma maior atenção ao nível do acabamento interno. A forração e a tampa interna do porta-malas continuam sofríveis, quase tanto quanto eram as da versão 2003. Além disso, marca indelével de sua descendência da linhagem Fiesta, o EcoSport continua eternizando dois defeitos daquele: o extintor de incêndio absurdamente fixado na base do banco dianteiro direito (o que é totalmente incômodo), e a ausência do quarto pedal, ou apoio para o pé esquerdo, fundamental para quem pretende sair dirigindo e sacolejando pelos caminhos esburacados afora. Durante os cerca de 400 quilômetros de avaliação, o EcoSport 1.6 XLS consumiu uma média de 7,8 km/l nos trechos urbanos e 9,3 km/l na estrada. Considerando os quatro passageiros de bom porte e suas respectivas malas, o ar condicionado, e a diversão de curtir à vontade as acelerações e retomadas, o resultado até que foi bastante favorável. GOSTAMOS Visual externo Posição de dirigir Nível de ruído interno Desempenho na terra Custo-benefício NÃO GOSTAMOS Fixação do extintor de incêndio Ausência do pedal de apoio esquerdo Acabamento do porta-malas Uso excessivo de plástico nas forrações
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