Ford Focus GLX 1.6 flex.
1/12
Modelo na divisa entre os municípios de São Paulo e Mairiporã.
3/12
Apesar das linhas angulosas, o painel é discreto.
5/12
Acabamento em imitação de couro e tecido nas portas vem de série.
7/12
Vidros elétricos nas quatro portas são apenas para aversão GLX
8/12
Prático botão de acionamento interno do porta-malas ao lado do painel.
9/12
Mesmo com mais de 19 mil km rodados, o Focus não fez barulho nem reclamou na esburacada Estrada Santa Inês.
11/12
Vender um carro de plataforma ultrapassada enquanto se comercializa o mesmo modelo com uma carroceria mais atual não é novidade. A Volkswagen fazia isso com o Gol/Gol BX na década de 1980 e a Ford o fez com o Escort/Escort Hobby nos anos 1990. Hoje em dia, este processo virou sinônimo de compra racional para quem precisa apenas de um veículo barato para se locomover. É fácil ver o Fiat Palio Fire e a quarta geração do VW Gol nas mãos de frotistas.
Para contrariar o caráter mecânico da compra de um modelo com carroceria de geração anterior, o Ford Focus GLX 1.6 flex está aí para mostrar que pode haver uma escolha racional com estilo e qualidade de acabamento. O modelo parte de R$ 47.290 já equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, além de vidros e travas elétricas. Para quem pode abrir mão da regulagem elétrica dos espelhos, vidros elétricos nas quatro portas e as rodas de liga-leve de 15 polegadas, ainda há a versão básica GL, a partir de R$ 43.590.
Racional sim, barato nãoMesmo sabendo que há um modelo mais recente em linha, entrar no Focus GLX 1.6 não passa a impressão de ser um carro velho, apesar de já estar no mercado há 9 anos, com destaque para um pequeno facelift em 2004. O desenho ainda não está defasado e, apesar das linhas angulosas dos faróis e do painel, o modelo é discreto.
Ao entrar na cabine, a qualidade do acabamento salta aos olhos: nada de plástico ou tecidos rústicos para o painel e portas. As peças são emborrachadas ou com imitação de couro e passam uma sensação agradável ao toque e aos olhos.
Com os vidros fechados, o nível de ruído é mínimo e a suspensão absorve bem os buracos no asfalto. De dentro para fora, o Focus GLX dá pistas que o diferenciam de modelos de plataforma atrasada e que justificam o preço do carro
De carona por aíParafraseando a colunista do iCarros Anelisa Lopes, o Focus foi levado de carona por aí até a Estrada Santa Inês, que liga o extremo da Zona Norte de São Paulo ao município de Mairiporã. Não foi por acaso: as curvas sinuosas e o asfalto irregular da via mostraram o que há de melhor e de pior no carro.
No trecho paulistano, os buracos limitam a velocidade do carro e mostram que, apesar de ter 19 mil quilômetros rodados, o Focus manteve o baixo nível de ruído e os amortecedores cumpriram bem o papel de passar pelos obstáculos sem desgarrar nas curvas esburacadas e prejudicar o conforto.
Nas ladeiras começam as más notícias: o motor 1.6 flex do Focus, o mesmo utilizado no Fiesta, dá sinais de que prefere o irmão menor e mais leve da Ford. Ultrapassagens em trechos de subida exigem muito espaço, redução de marcha e o pé no fundo no acelerador. São 1.190 kg de peso ladeira acima e 112 cv de potência, quando abastecido com álcool, para cumprir a tarefa. Com gasolina a potência cai para 105 cv.