entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Hybrid, a versão verde do Porsche Cayenne

SUV com motor a gasolina V6 de 3,0 litros ganha ajuda de um propulsor elétrico de 47 cv para chegar aos 380 cv de potência

06/09/2011 - Texto e fotos: Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

De um SUV sempre esperamos um consumo alto, ainda mais quando se trata de um de alto desempenho, como o Porsche Cayenne. No caso da versão híbrida, que não tem previsão de chegada ao Brasil, tudo muda de figura. O iCarros teve a oportunidade de andar cerca de 100 km com o carro, em trecho urbano, onde fez 10 km/l  e rodoviário, onde foi possível alcançar a marca de 13 km/l.

Os números são impressionantes, já que se trata de um carro com motor a gasolina V6 de 3,0 litros e 333 cv de potência. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e pode atingir 242 km/h. O Cayenne S tradicional tem um motor V8 de 4,8 litros com 400 cv de potência e tem consumo médio de 9,5 km/l, segundo a Porsche. E é somente 0,6 segundo mais rápida na aceleração até 100 km/h.

O motor elétrico atua desde a ignição do SUV. Caso a bateria esteja com um nível baixo, o propulsor a gasolina entra em ação até ter uma carga razoável, quando é desligado. Um toque no acelerador é a combustão interna começa novamente, mas basta um declive para desligar quase sem que o motorista perceba.

Na cidade, é possível ligar a função E-Power, que prioriza o uso do elétrico até 60 km/h. Daí em diante tudo depende do motorista que, se exigir pouco, pode rodar por um bom tempo sem gastar uma gota de gasolina, pelo menos até que a bateria fique a um nível baixo, fazendo com que o combustível fóssil seja usado para recarregá-la.

Em freio-motor, nenhum dos dois propulsores funcionam e as rodas fazem o trabalho de mandar energia para a bateria. Para saber como o carro está funcionando, o motorista pode acompanhar os gráficos no painel de instrumentos ou na tela de LCD do console central. Os dois locais também mostram informações do computador de bordo, do GPS e de outras funções, como Bluetooth e sistema de áudio.

Dirigir no silêncio, não importa o motor

Ao volante do Porsche Cayenne Hybrid quase não se percebe qual motor está em funcionamento. Mesmo o V6 a gasolina é silencioso e muito suave em seu funcionamento. Na cidade, com o E-Power ligado, foi possível percorrer cerca de um quilômetro usando somente o motor elétrico, mas sem poder acelerar muito. Parado no trânsito ou em um semáforo, tudo se desliga.

Já na estrada, basta pisar tudo para que o propulsor elétrico que até agora era “do bem” ser usado para o “mal”. É que somente nessa situação os dois motores funcionam juntos somando os 333 cv de um com os 47 cv do outro para dar potência máxima ao SUV. A transmissão automática de oito velocidades tem relações curtas e consegue manter o giro baixo, na faixa de torque máximo que aparece aos 1.000 rpm.

Assim como o Nissan Leaf, o Porsche Cayenne Hybrid não terá a mesma sorte do Ford Fusion híbrido que está à venda. A importadora da marca diz não ter previsão, mas dá a estimativa que, se ofertada, custaria 30% a mais do que o Cayenne S a gasolina, o que daria R$ 492.700.

 
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.