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Macan é familiar, sim, mas com ascendência Porsche

Conheça o SUV da marca alemã recém-chegado ao Brasil na sua versão topo de linha de R$ 499 mil

26/06/2014 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros

Classificação de SUV, dirigibilidade de esportivo e nome de felino (tigre, em indonésio). Parece pouco para definir o Macan, utilitário da Porsche que desembarcou no Brasil em maio, mas é a partir destes três conceitos que o iCarros vai descrever o lançamento mais recente da marca de origem alemã.

Com 4,69 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,62 m de altura, o Macan é menor que o Cayenne, mas não chega a ser um ultilitário compacto - a frente proeminente e as rodas de 21 polegadas. Nem o preço se justifica pelo menor tamanho. Em duas versões, S e Turbo, é importado por R$ 399 mil e R$ 499 mil, respectivamente - a versão de entrada é R$ 50 mil mais cara que o Cayenne mais barato. 

Sozinho na selva

Pelo porte, pode ser equiparado a um Land Rover Evoque, mas é bom lembrar que casando preço e tamanho, o Macan não possui concorrente direto no mercado brasileiro. O bando formado por Audi Q5, Volkswagen Touareg e Land Rover Discovery, no entanto, são os principais "animais" com quem deve dividir espaço na selva. 

Com 2,80 metros de entre-eixos, leva cinco adultos (o mais indicado seriam dois na parte de trás em razão do túnel central) e 500 litros de bagagem no porta-malas. Se o espaço é conveniente, o conforto a bordo se destaca e é um dos pontos que faz do SUV ter a mesma dirigibilidade de um sedã esportivo. Diferentemente dos bancos concha pouco confortáveis dos esportivos da marca, o Macan tem assentos que mais se assemelham a poltronas, com uma infinidade de acertos feitos eletronicamente. Todos os comandos do carro se encontram ao lado direito do motorista, no console central. 

E é lá onde está o segredo do desempenho esportivo deste SUV. Na versão Turbo, há dois controles que aumentam a braveza desta fera. Por meio dos botões Sport e Sport Plus, o gerenciamento de suspensão, direção e mudança de marcha são reprogramados para oferecer mais desempenho. Assim, as mudanças de velocidade acontecem acima dos 4.000 rpm, fazendo com que abaixo disso, a fera fique rugindo à espera de pressão no acelerador. Todo o processo é auxiliado por um câmbio automatizado de sete marchas que, no modo "pacato", é capaz de rodar em sétima marcha aos 2.000 giros. 

E o que move o felino? Na versão de entrada, o Macan traz um biturbo de 3,0 litros V6 de 340 cv de potência e, na mais cara, um biturbo também V6, mas de 400 cv. Na última, são ferozes 56 kgfm a apenas 1.350 rpm. A tração é integral e há opção de configurar o modelo para atuar no modo off-road, caso seja necessário. E, depois de tanta diversão na cidade e na estrada, se ainda houver disposição, pode ter certeza de que o tigre estará pronto...

Teste drive a convite da Porsche
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