Ao longo de 2010, o
iCarros trouxe uma seção que gera muita curiosidade e perguntas de nossos leitores, o "30 dias a bordo". Escolhemos, ou deixamos que vocês escolham, um carro e exploramos tudo o que ele tem a oferecer durante um mês. A cada dia damos uma impressão do que aconteceu com ele.
O ano começou com uma minivan, a
Citroën C4 Picasso. A versão para cinco pessoas foi versátil, mas suas formas avantajadas e o consumo excessivo acabou incomodando depois de 30 dias. Logo depois, outro veículo familiar, a
Fiat Palio Weekend Adventure.
A perua trazia uma novidade para a época, o câmbio automatizado Dualogic associado ao antigo motor de 1,8 litro. A avaliação foi importante para que os leitores tirassem todas as dúvida a respeito da caixa robotizada.
Um sedã médio também habitou a garagem por um mês, no caso, o Honda City. O modelo avaliado tinha câmbio manual, o que agradou na dirigibilidade graças à precisão na troca das marchas. O preço, no entanto, pesou na avaliação.
O
Nissan Tiida foi outro que agradou pela diribilidade. O motor de 1,8 litro 16V flex tinha câmbio manual de seis marchas na versão avaliada. O ponto fraco ficou para o desenho. "Não que isso o desmereça, já que gosto é pessoal e beleza nem sempre é o primeiro fator a ser levado em consideração na hora da compra", explicou a editora Anelisa Lopes.
O recém-lançado
Fiat Uno também passou pelo crivo da equipe. O popular com motor de 1,0 litro agradou no mês que passou nas mãos da equipe do iCarros, mas o desempenho ficou abaixo do esperado. O preço, na ocasião, também pesaria em uma decisão de compra.
Depois do Uno, outro popular. Ao invés de uma novidade, um veterano no mercado. O avaliado da vez foi o
Chevrolet Classic, sedã que foi remodelado, mas com o interior e a mecânica mantidos. E foi justamente o projeto antiquado que pesou contra o modelo na conclusão.
Pedimos então para que os seguidores do
iCarros no Twitter escolhessem um carro a passar pelo "30 dias a bordo" e, para nossa surpresa, a maioria optou pelo
Ford Focus com o motor de 1,6 litro 16V. O médio agradou pelo desempenho e pela diribilidade, mas não pelo acabamento.
Por fim, o ano acabou como começou, com um Citroën na garagem. O
C3 Exclusive com o kit Solaris está no meio da trajetória e até agora tem se mostrado um bom carro, mas com consumo elevado e pouco espaço interno. Mas não deixe de ler as conclusões ao final dos 30 dias e espere por mais edições ao longo de 2011.
Leia todas as edições do 30 dias a bordo:-
Citroën C4 Picasso-
Fiat Palio Weekend Adventure-
Honda City-
Nissan Tiida-
Fiat Uno-
Chevrolet Classic-
Ford Focus-
Citroën C3> Siga o @iCarros no Twitter