entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

A caminho do Brasil, VW apresenta a sexta geração do Polo

Maior e mais equipado, hatch renovado será fabricado no Brasil com início das vendas por aqui no final deste ano

16/06/2017 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Volkswagen apresentou hoje (16) na Alemanha a sexta geração do Polo, modelo que está confirmado para o mercado brasileiro. O carro europeu, porém, pode ter algumas diferenças em relação ao carro que será vendido aqui. O Polo será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) e as vendas no país terão início no final deste ano, provavelmente entre outubro e dezembro. A estreia para o público lá fora deve acontecer em setembro durante o Salão de Frankfurt. 

Leia mais: 
Top 10: os carros mais econômicos do Brasil de 2017 
RAM 1500 está em fase de homologação no Brasil 
Volkswagen terá novas versões Pepper no Brasil 
Novo Polo será um dos nove lançamentos da VW em 2017  

Por fora, o Polo exibe a atual identidade da marca, ficando muito parecido com o irmão maior Golf. Além disso, ele está maior que seus antecessores em todas as suas dimensões. Agora são 4,05 metros de comprimento - as demais medidas não foram divulgadas. Segundo a Volks, isso resultou em maior espaço interno e no porta-malas que cresceu de 280 para 351 litros. O hatch é feito sobre a plataforma modular MQB e estará à venda apenas com carroceria quatro portas.

Na Europa, serão cinco versões de equipamento, Trendline, Comfortline e Highline, e três pacotes. Haverá ainda a edição especial "Beats" com um sistema de som de alta qualidade e a versão esportiva GTI. Quanto aos pacotes, serão oferecidas as opções R-Line, Black e Style. O R-Line, por exemplo, acrescenta rodas de 16 polegadas, para-choque dianteiro esportivo, difusor traseiro com friso cromado, defletor no teto e faixas pretas na soleira.

Equipamentos de série

A versão básica Trendline terá luzes diurnas de LED com função coming-home e leaving-home, limitador de velocidade, rodas de 14 polegadas e sistema com Frenagem de Emergência e Monitoramento de Pedestres. Na Alemanha, ela custará 12.975 euros, equivalente a cerca de R$ 48 mil.

Já a intermediária Comfortline inclui itens como sistema de entretenimento Composition Colour, ar-condicionado, sistema Driver Alert, apoio de braço central, bancos em veludo, vidros elétricos dianteiros e traseiros com controle one-touch, volante multifuncional e rodas de 15 polegadas.

A topo de linha Highline acrescenta Park Distance Control, luz de fundo branca de LED nas portas dianteiras e no painel de instrumentos, volante, alavanca de câmbio e de freio revestidas de couro e rodas de liga de 15 polegadas.

Na série especial Beats, direcionada para clientes mais jovens, há um sistema de som de 300 watts da marca americana de fones de ouvido Beats, rodas de liga de 16 polegadas, capas dos retrovisores pintadas de preto, adesivos no capô e no teto, logotipo "Beats" nas colunas B e interior personalizado com painel em vermelho, bancos esportivos com forração especial e logo "Beats" e acabamento especial nos painéis das soleiras. Segundo a fabricante, esse sistema de som também pode ser encontrado como opcional nos outros modelos.

Por fim, a esportiva GTI vem com motor 2.0 TSI de 200 cv (eram 192 cv no modelo anterior 1.8), além de chassi esportivo de série e o chassi opcional Sport Select. Visualmente, ela se diferencia por itens como para-choque com aba defletora, faróis de neblina, faixa vermelha na grade do radiador, grade tipo colmeia, defletor de teto em preto e difusor no para-choque traseiro, saídas de escapamento duplas, lanternas traseiras de LED, rodas de liga de 17 polegadas (opcionalmente com 18 polegadas), extensões nas saias laterais, pinças de freios pintadas de vermelho e, é claro, o logotipo GTI. Ela terá faróis de LED opcionais com um aleta vermelha. Por dentro, outros itens remetem à esportividade, como os bancos esportivos com padrão xadrez, volante multifuncional revestido de couro com costuras vermelhas, forro do teto e colunas em preto e empunhadura do câmbio GTI. 

Outros equipamentos que o Polo passa a oferecer são carregador sem fio para smartfones, teto solar panorâmico, amortecedores ativos, piloto automático adaptativo (ACC ou Adaptive Cruise Control) que atua a velocidades de até 210 km/h, sistema de troca de faixas com Detector de Ponto Cego e Alerta de Tráfego Traseiro, Park Assist e sistema de travamento e partida do motor remotos opcional.

O Polo será o primeiro modelo do Grupo Volkswagen a oferecer uma nova geração do Active Info Display, com instrumentos digitais e grafismos novos. Um único botão no volante multifuncional é usado para selecionar os menus básicos de visualização. Quanto ao sistema de entretenimento, há telas variando entre 6,5 e 8 polegadas.

Motorização

O novo Polo terá nove motores no mercado europeu, com potências entre 65 cv e 150 cv. Além de quatro propulsores a gasolina e dois a diesel, será a primeira vez que o hatch terá uma opção movida a gás natural: o novo 1.0 TGI com potência de 90 cv. Os motores a gasolina vão do 1.0 MPI de 65 cv ao novíssimo 1.5 TSI EVO com desativação de cilindros e 150 cv. Já os motores a diesel rende 80 cv e 95 cv. Fecha a lista o 2.0 TSI de 200 cv do Polo GTI.

Todos terão Start/Stop e modo de frenagem regenerativo. Nas versões com mais de 95 cv, o câmbio será o automatizado DSG de dupla embreagem. 

Derivados

O novo Polo dará origem ainda a um sedã, já batizado de Virtus e que virá ao Brasil em 2018, um SUV compacto baseado no conceito T-Cross e um produto ainda não revelado. Tudo indica que será uma picape intermediária para ficar acima da Saveiro e brigar com Fiat Toro e Renault Duster Oroch. 

Oficialmente, a Volks também afirma que Gol e Fox seguirão à venda, sem que o Polo substitua qualquer modelo oferecido atualmente. Como ele irá rivalizar com o novato Fiat Argo e ficará abaixo do Golf, são esperados preços entre R$ 60 mil e R$ 80 mil. Os valores, porém, serão divulgados apenas no lançamento. Também não está confirmado se a versão GTI virá ao Brasil. 

Confira também o vídeo da estreia mundial do novo Polo 2018:

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.