entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Audi RS6: a divertida soma de V8 + quattro

Perua mais que esportiva da Audi, RS6 desembarca no Brasil por R$ 550 mil trazendo um V8 4.0 de 560 cv

23/10/2013 - Thiago Moreno, de São Carlos (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Audi começa a oferecer no final de outubro a perua RS6 no mercado brasileiro. O preço estimado do modelo é de R$ 550 mil e deverá ser confirmado oficialmente até o dia 25 desse mês. A RS6 faz parte da linha RS da marca, a mais esportiva, e esconde sob o capô um motor 4.0 V8 biturbo a gasolina de 560 cv 70 kgfm de torque, força que é transmitida às quatro rodas por meio de uma transmissão automática de oito velocidades. Com esse conjunto, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, apesar dos 2.010 kg de peso.

A perua será a única da família A6 a oferecer a linha RS, uma vez que a Audi traz como opções apenas os modelos RS5 e RS7. A RS6 Avant é a sucessora direta do primeiro carro importado ao Brasil pela marca, ainda nas mãos do grupo Senna. Tratava-se de uma perua S4 que, em 1993, era equipada com motor 4.2 V8 aspirado de 280 cv e câmbio manual de seis marchas.

V8 + quattro = diversão

Esqueça o preço alto, até porque a Audi já vendeu 15 das 40 unidades que trará ao País nos próximos doze meses. Para os poucos endinheirados que vão comprar uma RS6 está reservada muita diversão.

A começar pelo motor, que acorda na partida com um ronco grave e profundo, meio embaralhado, como um esportivo com motor V8 tem que ser. A direção, com assistência eletro-hidráulica, sabe ser leve em baixas velocidades para disfarçar o peso da perua. Em velocidades mais altas, fica mais pesada, mas de maneira gradativa e natural, sem parecer artificialmente firme.

O ponto alto do carro é a arrancada e a aderência em curvas, graças ao sistema de tração integral. Na aceleração, o motorista gruda no banco e só sai de lá nas mudanças de direção, quando a RS6 se agarra ao asfalto e joga quem está dentro para os lados. No Brasil, não há estrada que chegue perto de desafiar suas capacidades de performance, mas há aquelas que vão testar a paciência e os rígidos amortecedores com uma buraqueira interminável.  Mas esse é o preço a se pagar pelo desempenho da perua, que deixa muitos esportivos de verdade para trás.

Medidas e equipamentos

De série, a RS6 traz um sistema de gerenciamento dos cilindros, que permite ao propulsor rodar com apenas quatro deles em situações em que não é exigida muita força. Além disso, o carro brasileiro tem de fábrica dois equipamentos opcionais na Europa: o logo “quattro”, indicando a tração integral, na grade dianteira e o diferencial traseiro esportivo, com escorregamento limitado, que permite a transmissão de força entre as rodas traseiras evitando que o carro destracione em curvas.

Entre os itens de conforto e visual, a RS6 tem bancos em couro, ar-condicionado automático de três zonas, tela de entretenimento central de 10 polegadas com 15 alto-falantes, controle de cruzeiro, conectividade via Bluetooth e rodas de 21 polegadas.

Nas medidas, o carro tem 5 m de comprimento, 2 m de largura, 1,5 m de altura e 2,9 m de entreeixos. Como uma perua que é, a RS6 ainda leva 565 litros de bagagem no porta-malas.

Vai Vender? - apesar de as vendas iniciais serem animadoras, considerando a quantidade de carros que serão trazidos, a Audi RS6 não será visão comum nas ruas brasileiras. Afinal, o mercado tende mais aos SUVs que às peruas. Porém, para aqueles que não abrem mão de desempenho, boa dirigibilidade e um pouco de praticidade no dia a dia, é uma opção que não deve passar desapercebida, ainda mais para quem ainda cogita carros como o BMW M5 ou a sua concorrente direta a Mercedes-Benz E63 AMG Touring.

Teste-drive a convite da Audi.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.