entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Buick lança SUV que Opel teve de descartar por causa da PSA

Dupla usa a mesma plataforma dos novos Chevrolet Onix, Prisma, Monza e Tracker e poderia ter sido um Opel

22/04/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

As novas gerações de Chevrolet Tracker, Buick Encore e Opel Mokka estavam em desenvolvimento quando a Opel foi comprada pela PSA. A manutenção do SUV Opel como originário da GM, plano que incluiria o novo Corsa, seria mantida a princípio. Contudo, a Peugeot-Citroën decidiu reiniciar o desenvolvimento com suas tecnologias. Assim, um SUV sobrou nas mãos da GM.

Leia mais:
Toyota lança ProAce City baseado em um Peugeot Citroën
Nova geração do Corsa 2020 será 108 kg mais leve, diz Opel
Dez carros com nomes únicos para o Brasil

Milagre da multiplicação

Com o projeto da segunda geração do Mokka praticamente pronto, a General Motors não descartou o modelo por conta da saída da Opel. A estratégia foi aproveitar a proximidade visual entre Buick e Opel para ampliar a família de SUVs da marca americana mais chinesa do mercado. Com o segmento de SUVs explodindo pelo mundo, faz sentido para a Buick ter dois modelos compactos.

Confira aqui ofertas de carros da Chevrolet na sua cidade

A estratégia é a mesma que a Chevrolet está fazendo na China. No maior mercado automotivo do mundo, a marca da gravata dourada terá o novo Tracker e o Trailblazer como seus representantes no segmento de SUVs de compactos. Ambos têm mesmo porte, motores e plataforma, mas estilos completamente diferentes.

Simule as parcelas do seu próximo carro aqui

Com a Buick, a família de SUVs compactos será formada por Encore e Encore GX. A base é a mesma dos dois SUVs da Chevrolet. Alguns mercados receberão o Buick Encore, enquanto outros terão a versão GX. Já a China terá ambos. Para os EUA, segundo maior mercado da Buick, o mais cotado é o Encore GX.

Opel Buick

Em termos de porte, os Encore se diferenciam apenas pelo entre-eixos alongado no GX. Isso se deve à preferência do mercado local, que já levaria à natural criação de uma versão com entre-eixos alongado no SUV. Visualmente, porém, as diferenças são ainda maiores.

Não é possível dizer ao certo qual modelo seria originalmente o Opel Mokka X, mas as linhas mais esportivas do Encore indicam que ele era o candidato mais provável. A dianteira é marcada pelos faróis agressivos com o típico LED diurno em L da Opel. O conjunto óptico é interligado por um friso cromado, que também dá o tom para o logotipo da marca.

As linhas da carroceria do Encore são fortes e a linha de cintura é alta. Como é moda no segmento de SUVs, o teto tem efeito flutuante para receber pintura contrastante. Já na traseira, o primo do Tracker tem lanternas finas e posicionadas no alto.

Já o Buick Encore GX traz estilo mais comedido e menos ousado. As linhas são mais arredondadas e contidas. Na dianteira, a larga grade frontal marca o estilo, sendo acompanhada pelo mesmo friso que conecta os faróis e que está presenta no Encore. No GX, as linhas laterais perdem força, mas o para-lama traseiro tem volume.

Com lanternas maiores e vidro traseiro menos inclinado acompanhado por mais cromados, o Encore GX mostra seu lado mais elegante quando comparado ao esportivo Encore. A GM não divulgou informações sobre motorização da dupla, afirmando apenas que eles podem ser equipados com câmbio CVT ou automático Hydra-matic de nove marchas, além da nova geração de motores EcoTec. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.