07/08/2012 - Thiago Moreno, de Brasília (DF) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros
Como renovar um carro que vendeu mais de 240 mil unidades durante os dez anos em que foi fabricado no Brasil? Esse foi o desafio da Citroën para o novo C3. Não há dúvidas de que está maior e mais ousado que seu antecessor, mas o arco lateral curvado não deixa enganar: ainda é um C3.
Apesar de ser similar ao modelo já vendido na Europa, o nacional consumiu R$ 400 milhões de investimento e três anos de desenvolvimento. Marcelo Capella, responsável pela área de dinâmica veícular da Citroën, explica, no entanto, que elementos como a grade frontal em bloco único são exclusivos do Brasil. "Toda a geometria da suspensão e alguns componentes foram alterados para que o carro aguente a realidade das ruas brasileiras", diz.
Os preços partem de R$ 39.990 pela versão de entrada Origine, que vem de série com direção com assistência elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, freios ABS com EBD, vidros dianteiros e travas elétricas, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido e computador de bordo. A versão Tendance, de R$ 43.990, acrescenta luzes diurnas em LED, para-brisas panorâmico, rádio com conectividade via USB e bluetooth, comando remoto para o rádio na coluna de direção, vidros traseiros elétricos e rodas de liga leve de 15 polegadas.
As duas versões de entrada são equipadas com o novo motor 1.5 8V flex, capaz de gerar 89 cv/93 cv de potência e 13,5 mkgf/14,2 mkgf de torque com gasolina e álcool, respectivamente. A novidade substituirá o antigo 1.4 que equipava a geração anterior. O câmbio que acompanha este bloco é manual de cinco marchas.
Já a versão Exclusive começa em R$ 49.990 e agrega motor 1.6 16V flex já utlizado no Aircross. Além de dispensar o "tanquinho" de gasolina para a partida a frio, desenvolve 122 cv com etanol e 115 cv com gasolina. Neste caso, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. Com este equipamento, o carro ganha borboletas atrás do volante para as trocas, chegando ao preço final de R$ 53.990. Farois com acendimento automático, retrovisor interno eletrocrômico, ar-condicionado e piloto automático, apoios de braço e rodas de 16 polegadas também fazem parte do pacote Exclusive.
Maior e com novos equipamentos, modelo mira público masculino
Com 3,9 m de comprimento, 1,7 m de largura e 1,5 metro de altura, o carro está 94 mm, 41 mm e 2 mm maior, respectivamente. O porta-malas é capaz de levar 300 litros de bagagem, enquanto o entre-eixos se manteve em 2,5 metros. A plataforma utlizada pelo C3 é a mesma do Peugeot 208.
No lançamento da nova geração, o iCarros avaliou a versão Exclusive 1.6 com câmbio manual. A primeira impressão em relação ao acabamento interno do carro é que peças como os painéis de porta não possuem falhas nos arremates. Com os ajustes do banco e do volante e da coluna de direção, é fácil encontrar uma boa posição para dirigir. O grande para-brisa, chamado de Zenith pela montadora, garante iluminação natural na cabine e aumenta o campo visual. Caso o motorista se incomode com o sol, é só puxar a cobertura. Além de estar maior, o novo C3 evoluiu no quesito conforto.
O mesmo não se pode esperar do comportamento mecânico, no entanto. Mesmo com o motor mais potente de 122 cv, que conta agora com comando variável de válvulas, a resposta demora a aparecer, principalmente antes dos 3.000 rpm. Em retomadas, é preciso fazer de uma a duas reduções de marcha para que o carro responda. A suspensão foi acertada para garantir comodidade aos passageiros. Nas curvas, o modelo rola um pouco mas não passa insegurança, uma vez que as rodas não mostraram tendência para desgarrar.
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