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Chevrolet Tracker se vira contra Eco só na versão top

Vendido em duas configurações, Tracker LTZ custará R$ 71.990 e R$ 75.490

02/10/2013 - Anelisa Lopes, de Indaiatuba (SP) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

A Chevrolet retoma a venda do utilitário compacto Tracker no mercado brasileiro, mas, daquele modelo vendido entre 2003 e 2010, só restou o nome. "Lançamos muitos produtos em um curto período de tempo. Mostrar mais um carro novo com um nome diferente é muita informação para o mercado", explicou Hermann Mahnke, diretor de marketing da Chevrolet, a respeito da manutenção da identidade do modelo. A estratégia também foi baseada na memória de consumidores que, segundo uma pesquisa encomendada pelo próprio fabricante, ainda mencionam o veículo na categoria de utilitários compactos.

O Tracker, que chega às revendas nesta semana, foi projetado na Coreia do Sul e é produzido na plataforma do Sonic, no México. Lançado como Trax em outros países, desembarca por aqui em uma única versão (LTZ), mas em duas configurações: a primeira custa R$ 71.990 e a mais cara R$ 75.490. Ambas são equipadas pelo motor Ecotec de 1,8 litro e 144 cv (etanol), e câmbio automático de seis velocidades do Cruze. A diferença entre as duas está no pacote de equipamentos: direção hidráulica, rodas de 18 polegadas, airbag duplo, freios ABS, trio elétrico e sistema multimídia My Link estão disponíveis em ambas. A mais cara, no entanto, agrega teto solar elétrico, airbags laterais e tonalidade diferenciada na cabine.

Tracker para poucos

No segmento de utlitários compactos, o Tracker mira as versões Titanium Plus Powershift do Ford EcoSport (R$ 77.690) e Tech Road do Renault Duster (R$ 65.900). De acordo com Hermann, não há planos para vender opções mais baratas nem a versão com tração 4x4. "A Ford está concentrada na base. Temos um espaço restrito em razão da cota de modelos vindos do México, por isso, nosso foco é fortalecer a imagem da marca com um veículo completo, em vez de ter volume", disse o executivo. Já no que diz respeito à capacidade off-road do modelo, Hermann explica que poucos dos consumidores que compram um veículo 4x4 neste segmento acabam utilizando o equipamento.

E esta ofensiva tímida se comprova na expectativa do volume de venda. Enquanto o líder do segmento, o EcoSport, soma uma média de 5.655 unidades mensais, a Chevrolet pretende vender 1.800 unidades/mês do lançamento até o final do ano. Em 2014, a quantidade deverá cair para 800/1.000 unidades mensais. Pela cota de importação, o volume dos mexicanos Sonic e Captiva foi reduzido nos últimos meses para dar espaço ao SUV.

Vai vender? - o primeiro contato a bordo do Tracker, durante breve avaliação no Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), apontou para duas conclusões e uma questão. A primeira é que o carro tem a receita ideal para um casal jovem em busca de novidade ou uma família pequena: espaço interno e capacidade do porta-malas (306 litros) razoável, além de bom desempenho.

A segunda é que o trabalho da engenharia para adaptar o carro às condições da pavimentação das vias brasileiras pareceu, a princípio, bastante positivo, já que o conjunto da suspensão foi bem ajustado (filtrou as irregularidades sem ser macio demais), e o comportamento na aceleração e na retomada também deixou uma boa impressão.

O Tracker chega ao mercado como uma boa opção entre os utilitários compactos. E, por isso, mostra mais ambição que apenas preencher uma lacuna na qual a Chevrolet não tinha representante. A disponibilidade do modelo somente na versão mais cara - e com um acabamento que não condiz com esta faixa de preço pelo excesso de plástico usado -, entretanto, não poderá ser seu principal inimigo?

Teste-drive a convite da Chevrolet

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