Chrysler 300C também ganha novo motor
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Fachada do Chrysler 300C
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Interior é todo decorado de preto
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Lanternas bipartidas no melhor estilo americano
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Porta-malas comporta 462 litros
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Câmbio automático de oito velocidades
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Relógio continua em destaque na cabine
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Um canadense resolveu invadir a seleta panelinha de sedãs de luxo alemães. Para fazer frente ao Mercedes-Benz Classe E e ao BMW Série 5, a Chrysler inicia oficialmente a venda do 300C, dois anos após a aposentadoria da geração antecessora. Com principal apelo no custo-benefício, o modelo está nas lojas por R$ 179.900 e será vendido em uma única versão de acabamento.
A aparência invocada de gângster norte-americano deu lugar ao refinamento encontrado em carros europeus. A dianteira não é mais tão agressiva como no modelo anterior, mas as grandes dimensões e a vocação de "banheirona" americana ainda se mantêm como características marcantes da linha 2012.
Para incrementar o conforto a bordo, a Chrysler providenciou uma tela touch screen, que fornece todos os comandos do carro, que vão desde o aquecimento dos bancos dianteiros até o sistema de navegação GPS. Porta-copos central com aquecimento e refrigeração, além de teto solar panorâmico também se destacam na cabine, toda decorada na cor preta.
Entre outros equipamentos de comodidade e segurança, o 300C conta com airbags duplos, laterais, traseiros e de cortina, controle de estabilidade e de tração, freios ABS, direção eletro-hidráulica, piloto automático, regulagem de altura e profundidade da direção, duas memórias de ajustes, persiana elétrica do vidro traseiro, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de ar-condicionado de duas zonas.
300C roda suave e silenciosamente
Para empurrar os 5 metros de carro, a Chrysler passou a equipar o 300 com o motor compartilhado pelo Jeep Grand Cherokee, Dodge Journey e Town & Country. O Pentastar V6 de 3,6 litros de 286 cv de potência (37 cv a mais que o anterior) atinge torque máximo de 34,7 mkgf a 4.650 giros. Levando-se em conta o peso de 1.814 quilos do sedã, não seria errôneo imaginar que é preciso muito esforço para carregá-lo. Durante o teste drive, porém, tanto em trecho rodoviário como urbano, o V6 deu conta do recado.
O mérito do desempenho, no entanto, não está somente sob o capô. A transmissão de oito marchas trabalha em sintonia com o motor, sem perda de troque entre as mudanças de velocidade. O sistema, no entanto, não possui trocas manuais, fator que o coloca em desvantagem em relação aos concorrentes, já que nas ultrapassagens e retomadas, uma redução manual resultaria em mais agilidade. Para situações em que marchas menores são exigidas, existe a possibilidade de arrastar a alavanca para a posição L (low).
Ao volante, o sedã passa a sensação de uma condução suave. A direção eletro-hidráulica é leve e o conjunto da suspensão não se mostra macio nem rígido. Alguma oscilação na carroceria é percebida quando o carro faz curvas em velocidade mais alta, mas nada que comprometa a sensação de segurança ou o conforto. Não espere, portanto, uma tocada esportiva ao volante do 300C. Apesar do conjunto potência mais tração traseira, o modelo não deixou de lado o estilo "patrão". A programação na cabine é sentar, relaxar e curtir o espaço e entretenimento a bordo.
Estreias do ano - Para acompanhar o crescimento de 100% nas vendas do grupo Chrysler em comparação ao ano passado o que representa a comercialização de aproximadamente 12 mil unidades -, o 300 C deverá alcançar um volume de 1.000 modelos até dezembro. Até o momento, foram vendidos 170 carros em um esquema de pré-venda. Entre janeiro e maio, o grupo lançou cinco modelos (Compass, RAM 2500, Wrangler e o Dodge Journey), contando com o novo sedã. Até o final do ano, o utilitário esportivo Dodge Durango e a versão a diesel do Jeep Grand Cherokee vão estrear no mercado nacional.
Teste drive a convite da Chrysler