Fiat Palio Adventure recebeu a alteração mais drástica na parte frontal
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Interior do modelo também foi renovado
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Palio Weekend, na versão Attractive, ficou com linhas mais limpas
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Palio Weekend Attractive
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Palio Weekend Trekking
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Palio Weekend Trekking
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Com renovação, sensação de "carro de entrada" sumiu
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Palio Weekend Attractive
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Palio Weekend Trekking
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O Palio mudou, o Siena se transformou no Grand Siena e sobrou aos Siena Fire e Strada Fire a aposentadoria. Agora, a Fiat oferece o Siena EL e a Strada Working como modelos de entrada em seus respectivos segmentos. Para isso os carros receberam uma série de modificações estéticas para continuarem a ser atrativos para um público cada vez mais exigente.
A marca apostou num face-lift que adicionou novos para-choques, grade frontal, painel e bancos para o modelo 2013 dos carros. As modificações também se estenderam à perua Palio Weekend. Além das mudanças visuais, os carros receberam uma pequena adição de conteúdo, como apoios de pé para o motorista e porta-trecos nas portas com espaço suficiente para se acomodar uma garrafa. As rodas, calotas e o volante também são novos para todos os carros. Para a Strada, a partir da versão Trekking, e para a Palio Weekend, ABS e airbag são itens de série.
Segundo a Fiat, foram gastos R$ 400 milhões no desenvolvimento destas modificações. Motivos para isso não faltam: Palio Weekend e a versão de entrada do Siena representam 8,4% de todas as vendas da marca, enquanto a veterana picape Strada detém 47,7% do mercado de picapes compactas. Foram alteradas 15 versões dos três modelos.
Em time que ganha...
...Não se mexe esse é o ditado. Apesar de as mudanças darem um ar mais requintado aos modelos, na dinâmica de condução dos carros pouco foi mudado. O Siena EL continua oferecendo os motores Fire 1.0 e 1.4 flex, capazes de entregar 73 cv com gasolina e 75 cv com etanol, no propulsor menor, e 85 cv e 86 cv, respectivamente com gasolina e etanol na versão de maior capacidade.
O iCarros testou o Siena EL 1.0 num breve teste-drive e observou que as mudanças foram mais para os olhos que para o comportamento dos carros. O sedã tem relações curtas de marcha e pede trocas constantes para se extrair o máximo do pequeno propulsor. A suspensão continua acertada para maior conforto, sacrificando um pouco da dirigibilidade em curvas feitas em velocidades maiores. Porém, o que mudou foi a sensação de "carro de entrada" deixada pelo finado Siena Fire. Com o reposicionamento do EL, o acabamento parece justo para os pouco mais de R$ 28 mil pagos pelo carro.
A mesma fórmula é repetida pela Strada Working, que descontinuou a Strada Fire, mas manteve o propulsor 1.4 flex. Porém, a picape ainda oferece mais duas opções de motorização: 1.6 16V e 1.8 16V, ambas flex, capazes de entregar 115 cv com gasolina e 117 cv com etanol, no caso do 1.6, e 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, no 1.8.
A Palio Weekend não foi reposicionada, mas também mudou. Oferecendo as mesmas opções de motorização da Strada, o modelo recebeu linhas mais limpas na frente. Porém, foi a versão Adventure que recebeu a alteração mais drástica. Agora, o modelo tem um para-choque mais agressivo, com grade perfurada. Apesar de o segmento de peruas estar caindo em desuso no mercado brasileiro por causa dos SUVs e crossovers, as alterações dão trunfos aos modelos para permanecerem nas ruas.
Lista de preços para os novos Siena EL, Strada e Palio Weekend:
Siena EL 1.0: R$ 28.150
Siena EL 1.4: R$ 30.970
Palio Weekend Attractive 1.4: R$ 41.490
Palio Weekend Trekking 1.6: 43.360
Palio Weekend Adventure 1.8: R$ 51.510
Palio Weekend Aventure Dualogic 1.8: R$ 53.390
Strada Working 1.4 Cabine Simples: R$ 31.490
Strada Working 1.4 Cabine Estendida: R$ 34.540
Strada Working 1.4 Cabine Dupla: R$ 38.440
Strada Trekking 1.6 Cabine Simples: R$ 38.350
Strada Trekking 1.6 Cabine Estendida: R$ 41.150
Strada Trekking 1.6 Cabine Dupla: R$ 45.050
Strada Adventure 1.8 Cabine Simples: R$ 47.490
Strada Adventure 1.8 Cabine Estendida: R$ 51.490
Strada Adventure 1.8 Cabine Dupla: R$ 54.060
Teste-drive a convite da Fiat