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F-Type ganha tração integral na linha 2016

Jaguar apresenta a linha 2016 de seu esportivo no Brasil. Versão mais rápida ganha tração integral como item de série

28/08/2015 - Thiago Moreno, de Mogi Guaçu (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Jaguar apresentou para o mercado brasileiro a linha 2016 do esportivo F-Type. Sem grandes alterações visuais ou de equipamentos, a novidade ficou por conta do acréscimo da tração integral, que virá de série na configuração topo de linha Coupé R. Com o novo ano modelo, a marca também enxugou o número de versões disponíveis para o Brasil. Agora podem ser adquiridas as versões Coupé V6, S Coupé V6, S Conversível V6 e R Coupé V8 AWD, todas com transmissão automática. 

Confira no iCarros a lista completa de equipamentos.

De acordo com a marca, a escolha se deve à demanda de mercado, que prefere os cupês por serem mais em conta e menos suscetíveis a vandalismo que os conversíveis. A opção pelo câmbio manual de seis marchas, existente na Europa, também não deve chegar ao Brasil. A única adição que pode ocorrer no futuro, de acordo com a Jaguar, é o retorno da versão de tração traseira para o R Coupé V8. Uma das poucas alterações significativas da linha 2016 é uma alteração no layout do painel de instrumentos.

Preços da linha 2016 do Jaguar F-Type no Brasil

F-Type Coupé – 3.0 V6 340 cv R$ 427 mil
F-Type S Coupé – 3.0 V6 380 cv R$ 498.400
F-Type S Conversível – 3.0 V6 380 cv R$ 509 mil
F-Type R Coupé 5.0 V8 550 cv AWD – R$ 687.700

Ficha técnica e desempenho

As configurações equipadas com motor 3.0 V6 a gasolina sobrealimentado por compressor possuem apenas tração traseira e câmbio automático de oito marchas. Na Coupé V6, o propulsor desenvolve 340 cv de potência e 45,9 kgfm, enquanto as S (Coupé ou Conversível) V6 entregam 380 cv e 46,9 kgfm de torque. A versão R Coupé AWD é a única disponível com o motor V8 5.0 a gasolina sobrealimentado por compressor capaz de entregar 550 cv de potência e 69,3 kgfm de torque. Nessa configuração, a tração nas quatro rodas é integral, mas o câmbio é o mesmo das demais versões.

Nas medidas, os F-Type com carroceria cupê medem 4,5 m de comprimento, 1,9 m de largura, 2,6 m de entre-eixos e 1,3 m (1.311 mm) de altura. A única diferença para o conversível é a última medida: 1.308 mm. Mas a diferença de peso é mais significativa: comparados na configuração S V6 - única que oferece as duas carrocerias -, o cupê tem 1.594 kg e o conversível tem 1.614 kg. O Coupé V6 de entrada tem 1.577 kg enquanto o R Coupé V8 AWD tem 1.730 kg. No último, o sistema de tração integral acrescentou 80 kg em relação ao antigo R Coupé V8 com tração só traseira. Entre as mudanças visuais para o V8 AWD estão apenas o capô, que ficou um pouco mais elevado em relação às demais versões e teve as duas entradas de ar remodeladas, e as rodas de aro 22 escurecidas.

Apesar do peso extra, o cupê com motor V8 e tração nas quatro rodas é mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h que o equipado apenas com tração no eixo traseiro: 4,1 s contra 4,2 s, respectivamente. O dado mostra a eficiência do sistema integral. Outra exclusividade mecânica do R Coupé V8 AWD são os freios de carbono-cerâmica, mesmo material empregado nos carros de competição e cerca de 60% mais leves que os equivalentes convencionais de aço.

Velocidade máxima do Jaguar F-Type 2016

Coupé V6 - 260 km/h
S V6 (Coupé e Conversível) - 275 km/h
R Coupé V8 AWD - 300 km/h

Fera de quatro patas

Se anteriormente, o Jaguar F-Type R Coupé com tração traseira era mais conhecido pela diversão atrás do volante que por ser um esportivo sério, para dar voltas rápidas e eficientes na pista, a história agora mudou com a adição do sistema de tração integral. Além de proporcionar a divisão de força entre os eixos, ele possui vetorização de torque, que trabalha também no acerto fino dessa divisão entre cada roda.

Na maior parte do tempo, o carro tem 100% do torque enviado apenas às rodas traseiras, mas em acelerações fortes e em curvas o computador do carro pode enviar até 50% da força para o eixo dianteiro, conferindo ao F-Type uma aderência em curvas digna de bólido de competição.

Mesmo tendo ganhado "seriedade" nas pistas, o carro não perdeu nada de seu lado divertido. Ainda está lá o ronco borbulhante do V8 que pode ser reforçado por um botão no painel que incorpa ainda mais o ruído do escapamento, deixando-o similar aos carros de corrida. Nas reduções, pequenos estouros são ouvidos de dentro da cabine e abrem um sorriso no motorista. Até mesmo uma pequena tendência a sair de traseira ainda se faz presente. Agora, porém, ao invés de assustar, ela é corrigida rapidamente pela tração nas quatro rodas. Isso na pista significa tempos mais baixos e, mais importante, diversão.

Vai vender? - O plano da Jaguar é comercializar dez unidades do F-Type R Coupé V8 AWD em 2015, sendo que o total de vendas do modelo deve ficar em 70. Apesar de ser a minoria de uma linha de carros que já são exclusivos, a tração integral é a resposta da Jaguar para os que buscavam uma performance mais forte do esportivo sem perder as características únicas do F-Type.

Teste-drive a convite da Jaguar

 

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