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Fiat Argo: preços, fotos, equipamentos e consumo

Substituto do Punto, novo hatch compacto terá sete versões com motores 1.0, 1.3 e 1.8 e três opções de câmbio

31/05/2017 - Texto e fotos: Anamaria Rinaldi / Fonte: iCarros

Principal lançamento da Fiat em 2017, o Argo já está nas lojas do País em sete versões. O hatch, que irá substituir o Punto e algumas versões do Palio de uma vez só, é oferecido com três motorizações e três opções de câmbio. Os preços variam entre R$ 46.800 e R$ 70.600.

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As versões são Drive (nome já usado em Mobi e agora também no Uno), Precision (emprestada do Freemont) e HGT (da sigla para High Gran Turismo, que já foi usada no passado no Brava). Segundo a Fiat, o Argo mira diretamente em rivais como Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Em breve, porém, ele irá brigar com o novo VW Polo, previsto para ser lançado ainda neste ano no Brasil. 

Motorizações

A versão de entrada Drive virá com os motores da linha Firefly que já são usados no Uno. O 1.0 6V tricilíndrico entrega 77 cv com etanol e 72 cv com gasolina, com torque máximo de 10,9 kgfm e 10,4 kfgm na mesma ordem. Já o 1.3 8V rende 109 cv de potência com etanol e 101 com gasolina ou torque de 14,2 kgfm e 13,7 kfgm, respectivamente. O câmbio pode ser manual ou automatizado, agora batizado de GSR, ambos de cinco marchas. 

A intermediária Precision e a topo HGT virão com um 1.8 flex que desenvolve 135 cv e 18,8 kgfm com gasolina ou 139 cv e 19,3 kgfm com etanol. Com esse motor, a transmsisão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis. Nas opções automáticas e na automatizads GSR, haverá borboletas atrás do volante para fazer as trocas manuais. 

Consumo

De acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o Argo faz:

Drive 1.0 - nota A
9,9 km/l (cidade) e  10,7 km/l (estrada) com etanol
14,2 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada) com gasolina

Drive 1.3 manual - nota A
9,2 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada) com etanol
12,9 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada) com gasolina

Drive 1.3 GSR - nota A
8,9 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada) com etanol
12,7 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada) com gasolina

Precision 1.8 manual - nota A
8 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada) com etanol
11,5 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada) com gasolina

Precision 1.8 automático - nota C
7,1 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada) com etanol
10, 1 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada) com gasolina

HGT 1.8 manual - nota B
7,8 km/l (cidade) e 9,2 km/l (estrada) com etanol
11,4 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada) com gasolina

HGT 1.8 automático - nota D
6,9 km/l (cidade) e 9,1 km/l (estrada) com etanol
10 km/l (cidade) e 12,8 km/l (estrada) com gasolina

Visual

Assim que você olha o Argo, nota um "quê" de carro europeu, com a grade tridimensional e os faróis esticados. Ele ficou bonito tanto na dianteira quanto na traseira. Atrás, aliás, o enorme logotipo da Fiat remete aos modelos clássicos com um toque retrô. Segundo a fabricante, ele tem "alma italiana" no design. 

A topo de linha HGT traz ainda alguns detalhes exclusivos, como grade dianteira com acabamento vermelho na parte inferior, spoilers no para-choque, moldura preta na parte inferior da lateral e nas caixas de roda, ponteira de escapamento trapezoidal cromada e revestimento vermelho na parte central do painel. Ela se diferencia ainda por ter suspensão mais esportiva.

Feito sobre a plataforma MPI, o Argo tem rigidez torcional 7% superior quando comparado ao Punto, de acordo com a fabricante. Por outro lado, o peso da carroceria é 8% menor e da suspensão, 13% menor. A suspensão, aliás, é independente apenas na dianteira. Atrás há eixo de torção como nos demais concorrentes do segmento. 

O Argo mede 4 m de comprimento, 1,75 m de largura e 2, 52 m de entre-eixos. São dimensões similares às do Punto, que tem atualmente 4 m, 1,68 m e 2,51 m na mesma ordem. No comprimento, ele é um pouco maior que o Chevrolet Onix (3,93 m) e o Hyundai HB20 (3,92 m), os rivais que a Fiat mira com o novo modelo. 

Acabamento interno

No espaço interno, a Fiat faz questão de ressaltar que o Argo possui as maiores dimensões do segmento de hatches compactos, incluindo o espaço para a cabeça e as pernas dos ocupantes. Quanto ao porta-malas, são 300 litros de capacidade - a mesma do HB20.

Falando do acabamento, ele também não faz feio. Na versão topo de linha HGT, há painel colorido e boa escolha de materiais. Não é um carro de entrada e isso fica claro no interior. Destaque para o volante revestido de couro com textura semelhante à vista nos bancos. Outro mimo é uma luz localizada na base dos retrovisores que ilumina o chão. 

Chama a atenção ainda a tela da central multimídia de sete polegadas que fica acima das saídas de ar. A Fiat afirma que a inspiração foram os carros de luxo de segmentos superiores como Audi e Mercedes, que trazem essa tela "flutuante". Além disso, sua posição elevada deixa a visualização mais fácil, sem a necessidade de abaixar os olhos. Ela está na mesma altura do quadro de instrumentos, para ter uma referência. Essa central possui tela de sete polegadas sensível ao toque, comandos por voz e conexão com smartphones via Android Auto ou Apple CarPlay. 

Equipamentos de série

Drive 1.0 manual - ar-condicionado, rodas de aço de 14 polegadas, isofix, direção elétrica progressiva, vidros dianteiros e travas elétricas, pré-disposição para rádio, banco do motorista com regulagem de altura e sistema Star/Stop. Opcionais: rádio Connect, câmera de ré + sensor de estacionamento, retrovisor elétrico com função Tilt Down e repetidor de seta + vidro traseiro elétrico e central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 7 polegadas + volante multifuncional + segunda entrada USB. 

Drive 1.3 manual - acrescenta monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e conexão via Apple CarPlay e Android Auto, volante com comandos do rádio e telefone e segunda porta USB para o passageiro traseiro. Opcionais: faróis de neblina + rodas de liga leve de 15 polegadas, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro e retrovisor elétrico com Tilt Down e repetidor de seta + vidro traseiro elétrico.

Drive 1.3 GSR - acrescenta borboletas atrás do volante, piloto automático, apoio de braço, vidros traseiros elétricos, assistente de partida em rampa, retrovisores elétricos com Tilt Down, ambient lights, controle de tração e de estabilidade e função Sport. Opcionais: faróis de neblina + rodas de liga leve de 15 polegadas, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro.

Precision 1.8 manual - traz os itens da 1.3 manual mais rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, alarme, luz de posição de LED, volante com regulagem de profundidade, controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, retrovisores elétricos com função Tilt Down, vidros traseiros elétricos e banco traseiro bi-partido. Opcionais: airbags letarais, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro, quadro de instrumentos com tela de 7" + ar-condicionado digital + rebatimento elétricos dos retrovisores + keyless + sensor de chuva + sensor crepuscular + retrovisor interno antiofuscante e bancos revestidos de couro + rodas de liga leve de 16 polegadas.

Precision 1.8 automático - acrescenta volante revestido de couro, borboletas atrás do volante, piloto automático, apoio de braço para o motorista e ambient lights. Opcionais: airbags letarais, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro, quadro de instrumentos com tela de 7" + ar-condicionado digital + rebatimento elétricos dos retrovisores + keyless + sensor de chuva + sensor crepuscular + retrovisor interno antiofuscante e bancos revestidos de couro + rodas de liga leve de 16 polegadas.

HGT 1.8 manual - acrescenta rodas de 16 polegadas, volante revestido de couro, quadro de instrumentos com tela de 7", sistema que controla o torque nas rodas em curvas (TTC), grade dianteira com acabamento vermelho, spoilers no para-choque, moldura preta na parte inferior da lateral e nas caixas de roda, ponteira de escapamento trapezoidal cromada, suspensão mais esportiva e revestimento vermelho na parte central do painel. Opcionais: airbags laterais, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital + rebatimento elétricos dos retrovisores + keyless + sensor de chuva + sensor crepuscular + retrovisor interno antiofuscante e bancos revestidos de couro + rodas de liga leve de 17 polegadas.

HGT 1.8 automático - acrescenta borboletas atrás do volante, piloto automático, apoio de braço para o motorista e ambient lights. Opcionais: airbags laterais, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital + rebatimento elétricos dos retrovisores + keyless + sensor de chuva + sensor crepuscular + retrovisor interno antiofuscante e bancos revestidos de couro + rodas de liga leve de 17 polegadas.

Série especial de lançamento

Para a chegada do Argo, serão oferecidas 1.000 unidades da série especial Opening Edition Mopar, baseada na topo de linha HGT 1.8 AT6. Ela estará disponível apenas na cor azul Portofino e a partir do final de junho. O diferencial é que o modelo vem com teto e retrovisores externos pintados de preto, aerofólio na tampa traseira em preto e acessórios Mopar como rodas de alumínio escurecidas aro 16", protetor de soleira das portas, tapetes de borracha e carpete, kit de alto-falantes de alta performance com 60W e o emblema Mopar nas colunas traseiras. Para completar, as três primeiras revisões estão inclusas. Seu preço será divulgado apenas quando as vendas tiverem início.

Vai vender?

A Fiat espera que o Argo venda uma média de 5.000 unidades por mês, chegando a 35 mil unidades até o final de 2017. A versão Drive 1.0 deve ser a líder, com 35% das vendas. Já a Drive 1.3 deve ficar com 30% e a 1.3 GSR com 10%. A intermediária Precision deve representar 5% das vendas na versão manual e 10% na automática. Por fim, espera-se que a HGT fique com 5% em cada opção, manual e automática. O Argo tem três anos de garantia. 

Veja os preços do Fiat Argo:

Drive 1.0 manual: R$ 46.800 (R$ 48.790 com a central multimídia)
Drive 1.3 manual: R$ 53.900
Drive 1.3 GSR: R$ 58.900
Precision 1.8 manual: R$ 61.800
Precision 1.8 automático: R$ 67.800
HGT 1.8 manual: R$ 64.600
HGT 1.8 automático: R$ 70.600

 

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