entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat automatiza Stilo com câmbio Dualogic

Modelo mantém preço, mas borboleta é vendida como opcional

23/01/2008 - Anelisa Lopes / Fonte: iCarros

Atenta à expansão do segmento de hatches médios automáticos, no qual ainda não possuía representante, a Fiat passa a vender no fim deste mês o Stilo Dualogic, equipado com câmbio automatizado de cinco velocidades, modelo 2008/2008. O preço do veículo foi mantido – parte de R$ 51.270 para o 1.8 bicombustível e chega aos R$ 61.930 na versão Sporting, também flex -, assim como as respectivas versões com transmissão manual. O esportivo Abarth 2.4 a gasolina segue somente com caixa manual. O sistema de troca por meio de borboletas atrás do volante é opcional. Em conjunto com dois airbags, freios ABS, comando de rádio e revestimento de couro, sai por R$ 3.629, adicionados ao preço inicial da versão escolhida. De acordo com Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat, foram investidos R$ 150 milhões para incorporar o novo sistema ao veículo. A tecnologia equipará outros modelos da montadora. Para este ano, que deverá ter seis novidades – entre nova linha e versões -estará no sedã Linea. Na Europa, o Dualogic pode ser encontrado no Panda, Lancia Y e Grand Punto. Atualmente, são comercializadas 1.500 unidades do Stilo ao mês. Com este lançamento, as vendas devem crescer de 10% a 15%, sendo 50% das vendas destinados ao novo câmbio, segundo o executivo. Desempenho A transmissão Dualogic do Stilo é baseada em um câmbio tradicional, no qual o comando manual foi substituído por um sistema gerenciado por uma central eletrônica, responsável pela troca automática das marchas e pelo trabalho da embreagem. Na prática, seu funcionamento corresponde ao de um câmbio automático que possibilita trocas manuais na própria alavanca de câmbio ou por meio de borboletas localizadas atrás do volante, mudança que pode ser feita com o carro parado ou em movimento. Cláudio Demaria, diretor de engenharia da Fiat, explica que o sistema do câmbio automatizado do Stilo possui o mesmo conceito que os modelos da Ferrari. “A tecnologia foi incorporada para garantir rapidez e habilidade na manobra”. A prova foi tirada no Autódromo Internacional José Carlos Pace durante o teste drive do lançamento. O Stilo Dualogic mostra disposição para arrancar e ganhar velocidade, característica que já não é observada para vencer uma subida. Para evitar trancos durante a aceleração com mudanças manuais, é preciso se habituar a tirar o pé do acelerador, esquecendo da embreagem. Já na redução, o sistema não permite que as marchas sejam reduzidas em alta rotação. Nessa situação, um aviso sonoro é emitido. A função esportiva (botão S) dá uma leve apimentada na performance do veículo. O modo drive, por sua vez, não desaponta o condutor que prefere comodidade. O sistema Dualogic vem associado ao motor 1.8 bicombustível, presente nas versões Flex e Sporting. Os números de desempenho foram mantidos: 112 cv (gasolina) e 114 cv (álcool) de potência a 5.500 rpm e 17,8 mkgf (gasolina) e 18,5 mkgf (álcool) a 2.800 giros. Mudanças sutis na nova linha Para a dianteira do Stilo 2008, a Fiat reservou um novo pára-choque. Nas versões Flex e Abarth, a peça ostenta detalhes cromados; na Sporting, são na cor vermelha. Os espelhos retrovisores externos vêm agora com luzes indicadoras de direção. Na parte de trás, o pára-choque traz um detalhe diferenciado, que remete a uma saída dupla de escapamento. A versão Sporting sai de fábrica com entradas para dispositivos USB e iPod para o rádio Connect com leitor MP3/WMA e viva-voz com tecnologia Bluetooth. Todas as versões com câmbio Dualogic oferecem piloto automático de série.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.