A Fiat vai comercializar, a partir de setembro, na Europa, o 500 Twin Air, que chega para reforçar o conceito de “downsizing” (desenvolvimento de motores menores e potentes com o intuito de reduzir o consumo e emissões) da empresa.
O carrinho é dotado de um propulsor turboalimentado de apenas dois cilindros de 900 cilindradas a gasolina que desenvolve 85 cv de potência. De acordo com a Fiat, o compacto acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e atinge a velocidade máxima de 173 km/h. O consumo médio é de 25 km/l, otimizado com o sistema Start&Stop (que desliga o motor automaticamente enquanto o carro está parado).
O 500 Twin Air pode ser equipado com câmbio manual de seis marchas ou transmissão automatizada Dualogic de cinco velocidades e está disponível também na versão conversível. Além disso, o motorista pode usufruir de um serviço gratuito chamado eco:Drive, que permite analisar o tipo de condução pela internet.
Posteriormente, a Fiat pretende comercializar uma versão sem o turbocompressor, de 65 cv, que poderá ser abastecida com GNV (gás natural veicular), e outra mais potente de 105 cv. Esse tipo de motorização deve ser adotado também nos modelos Punto Evo e Panda.