Fiat Linea 1.9 16V Absolute
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Fiat Linea 1.9 16V Absolute
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Fiat Linea 1.9 16V Absolute
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Fiat Linea 1.4 T-Jet
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Fiat Linea 1.4 T-Jet
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Fiat Linea 1.4 T-Jet
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Bancos dianteiros são confortáveis
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Espaço atrás é razoável para dois adultos
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O câmbio Dualogic tenta substituir a caixa automática
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Navegador tem visor no painel, mas sem mapas
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Portas têm plásticos duros e rebarbas
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Motor turbo equipa a versão esportiva do sedã
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Da fatia dos Linea equipados com o novo motor, 40% será da versão 1.9 16V Dualogic, testada pelo
iCarros. Como o atrativo desta versão é o câmbio automatizado, vale começar falando dele. No modo automático, o câmbio dá trancos e exige uma adaptação do motorista. Ele tenta, mas não substitui um automático tradicional. No modo manual, fica um pouco mais divertido.
É mais fácil de se habituar a tirar o pé do acelerador nas mudanças. Dessa forma, os trancos diminuem. O melhor deste câmbio, entretanto, a Fiat não ofereceu no Linea: as borboletas atrás do volante, disponíveis no Stilo. Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da montadora, diz que o equipamento existe no hatch pelo espírito esportivo. No Linea queremos atingir outro público, que procura uma forma mais tranqüila de dirigir.
Já o T-Jet só está disponível com câmbio manual de cinco marchas. Ele tem relações curtas e encaixes precisos e macios. A versão 1.9 16V também será vendido com este câmbio, mas em menor escala.
Sistema de navegação se integra com o Blue&Me
Nas versões Absolute e T-Jet, a Fiat inclui uma tecnologia inédita nos veículos nacionais: navegador GPS integrado, equipamento opcional. Por enquanto, as montadoras vinham colocando navegadores avulsos, presos ao pára-brisa. O visor fica no painel de instrumentos e indica a direção com setas e voz. O problema está na tela simples, sem mapas que facilitariam a busca por rotas alternativas. As indicações também apresentam algumas falhas, como o aviso muito em cima da hora de fazer uma conversão.
O sistema utilizado na navegação vem em um pen drive de dois gigabytes e contém 111 cidades brasileiras mapeadas. Durante o trajeto, é possível fazer ligações ou dar comandos de voz para o som, já que o navegador é integrado ao Blue&Me e inclui o sobrenome Nav ao sistema.
Parentesco com o Punto vai além das portas
A Fiat confessa que utiliza no Linea as mesmas portas dianteiras e o mesmo pára-brisa do Punto. Mas as semelhanças não param por aí. A plataforma é a mesma, mas com 10 cm a mais no entreeixos, de 2,60 m. O interior é bem parecido, com as mesmas virtudes, como o desenho do painel, e com os mesmos defeitos, como o excesso de plásticos. As rebarbas dos carros testados estavam nos puxadores das portas, no freio de mão, na tampa do porta-luvas e em outros lugares da cabine. Os concorrentes japoneses têm interiores mais agradáveis.
O bom entreeixos garante espaço interno razoável. Quatro pessoas viajam com conforto e os bancos acomodam bem todos os passageiros. A versão 1.9 16V vem com veludo agradável, assim como o T-Jet. A Absolute tem assentos revestidos de couro. O porta-malas é de 500 litros e tem abertura pantográfica.