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Ford declara guerra ao Golf com novo Focus

Novo Focus chega ao Brasil com dupla missão: além de combater o VW Golf, recolocar a marca no segmento dos sedãs médios

27/09/2013 - Thiago Moreno, de Mendoza (ARG) e Itupeva (SP) / Fotos: iCarros e divulgação / Fonte: iCarros

No mesmo dia em que a sétima geração do Golf inicia sua ofensiva nas concessionárias da Volkswagen, a Ford lança na Argentina a terceira geração do Ford Focus para o mercado brasileiro. O modelo, que desembarca nas revendas no mês que vem nas configurações hatch e sedã, também ficou mais caro que a atual geração, assim como o hatch médio da marca alemã.

O Focus hatch custará a partir de R$ 60.990 e o Sedan - que será vendido somente com motor 2.0 Direct Flex e câmbio automatizado Powershift - sairá pelo preço inicial de R$ 69.990. Para ambas carrocerias, a versão mais barata S traz de série freios ABS, airbag duplo, monitor de pressão dos pneus, sistema multimídia SYNC com tela de 4 polegadas, rodas de liga leve (16 para o hatch e 17 para o sedã), além de controle de estabilidade e de tração para o modelo com transmissão automatizada.

A versão intermediária SE adiciona airbags laterais, freios a disco na traseira, faróis de neblina, tela colorida para o SYNC, bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. Nesta configuração, o pacote opcional Plus (R$ 3.000) inclui airbags de cortina, chave presencial, sensores crepuscular e de chuva, rebatimento elétrico dos espelhos externos, retrovisor elétrico eletrocrômico e ar-condicionado digital de duas zonas.

A topo de linha Titanium acrescenta rodas de 17 polegadas com pintura preta, tela de entretenimento central de toque com 8 polegadas, comandos de voz, entradas auxiliares RCA para dispositivos de vídeo, sistema de som com nove caixas e uma tela de 4,2 polegadas no painel de instrumentos. O pacote Plus da Titanium (R$ 8.000) agrega faróis de xenônio com luzes diurnas de LED, teto-solar elétrico, sensor de estacionamento dianteiro e câmera de ré, auxiliar para baliza e ajuste elétrico para o banco do motorista.

Nenhuma opção do Focus com câmbio automatizado, porém, tem aletas atrás do volante para trocas no modo manual. O sistema será operado apenas por meio de um pouco amigável botão na alavanca. Segundo Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford, “obviamente, nós pensamos nas aletas, mas em todas as clínicas de produto que fizemos, o equipamento não era usado, então, optamos por não colocá-lo”, explica.

O novo Focus, seja hatch ou sedã,  tem 1,8 m de largura, 2,7 m de entre-eixos e 1,5 m de altura. O três volumes tem 4,5 m de comprimento e 421 litros de capacidade no bagageiro, enquanto o hatch tem, respectivamente,  4,4 metros e 316 litros para bagagens.

"Novo defasado" estreia motor

O Ford Focus chega ao Brasil com o mesmo visual que o público europeu conheceu em 2011, quando este modelo foi lançado na Europa e onde receberá uma outra atualização ano que vem. Segundo Ramos, “a prioridade para o Brasil era o EcoSport, tanto que o carro chegou aqui bem antes de chegar na Europa. Depois, tivemos Ranger, New Fiesta e Fusion, por isso, o Focus chegou apenas agora”.

O novo propulsor 2.0 Direct Flex, no entanto, é o primeiro do mercado nacional a usar injeção direta de combustível  e desenvolve 175 cv com gasolina e 178 cv com etanol. A nova motorização tem 30 cv e 3 kgfm a mais que o atual Duratec 2.0 e dispensa qualquer tipo de sistema de partida a frio, uma vez que a própria pressurização maior da injeção direta consegue acionar a ignição a temperaturas de até 10ºC negativos. O motor 1.6, por sua vez, é o mesmo do New Fiesta, mas com 135 cv com etanol e 125 cv com gasolina. 

E como anda a novidade?

O iCarros avaliou o Focus Sedan Titanium com o novo motor de 2,0 litros para comprovar as pouco humildes pretensões do carro (durante o lançamento, o modelo hatch 1.6 só estava disponível na configuração vendida na Argentina). Numa primeira arrancada, o carro não parece fornecer os 178 cv, porém,  quase 90% do torque está disponível entre 2.000 e 3.000 rpm, o que se traduz numa aceleração sempre constante. A força da primeira acelerada é mantida conforme a velocidade aumenta.

Além disso, o trabalho da transmissão PowerShift é imperceptível. A caixa faz as trocas sem trancos e estica as marchas conforme a vontade do motorista aumenta a pressão sobre o acelerador. No entanto, não faz reduções tão rápidas quanto a caixa DSG da Volkswagen que, além de ter uma marcha a mais, é mais rápida nas retomadas.

Uma característica, tanto para o hatch como para o sedã, que continua excepcional é o equilibrio entre conforto e dirigibilidade, além da sensação de controle do carro nas mãos do motorista. Quem nao ficar atento ao velocímetro, corre um sério risco de tomar uma multa, pois o carro chega a 120 km/h com facilidade e o silêncio dentro da cabine engana os sentidos. Curvas estão mais para diversão que para um obstáculo. Aliando este comportamento ao fato de a suspensão traseira independente fazer com que o Focus contorne as curvas sem a menor dificuldade, o auxílio de diversos controles de tração e estabilidade aumentam o prazer na condução.

Missão 1: Focus versus Golf

A respeito da disputa entre o novo Golf e o novo Focus, o gerente de marketing brincou, mas foi enfático: "queremos ver sangue, mas, na verdade, quem vai sair perdendo são os demais concorrentes do segmento, pois achamos que a briga entre os hatchs médios se polarizará”. É agora que, na visão da Ford, modelos como o Peugeot 308 e o Chevrolet Cruze Sport6 devem começar a se preocupar. Enquanto a Ford aposta no visual e na nova motorização, o hatch da VW traz um motor 1.4 turbo a gasolina de 140 cv, 10 cv a mais que o Focus de entrada, e o sistema start/stop de fábrica, que desliga e religa o propulsor sozinho em paradas mais prolongadas (leia mais sobre o novo Golf).

Para os fãs do modelo, Carlos Hess, responsável pela engenharia de projeto da América Latina, tem uma boa notícia: afirmou que a variação esportiva ST está confirmada para o mercado brasileiro, mas não deu uma previsão de data.

Missão 2: Focus Sedan no G4

Ao contrário do Focus hatch, que a Ford considera ser um produto bem sucedido, o três-volumes precisa abrir espaço novamente no segmento de sedãs médios. Para isso, brigará diretamente com o Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta para entrar na lista dos quatro primeiros do segmento. Com preço inicial de R$ 66.890 do Honda Civic, porém, o modelo da Ford terá de trilhar caminho num território em que a concorrência já se estabeleceu tendo como arma principal o conjunto mecânico superior.

Vai vender? - a seu favor, o Focus tem a liderança do segmento, conquistada com ações promocionais realizadas com a geração atual. Com cerca de 1.840 unidades por mês entre janeiro e setembro de 2013, é seguido Chevrolet Cruze Sport6 (1.747 unidades), Peugeot 308 (917) e, na lanterna, VW Golf (857). A terceira geração marca uma nova era para o modelo, que ganhou em desempenho e tecnologia, mas ainda deve em equipamentos em comparação a alguns concorrentes, além de já ter uma atualização agendada para o ano que vem na Europa.

Calcular volume de vendas ainda se mostra um território desconhecido, tanto para a Volkswagen com o Golf como para a Ford com o Focus, em razão do fator novidade versus aumento de preço, uma vez que os dois modelos foram completamente renovados, mas ficaram cerca de R$ 10 mil mais caros. A Ford deverá manter o ritmo, mas segurar a liderança vai ficar cada vez mais difícil.

Confira as versões e preços do Ford Focus 2014
Hatch

1.6 S manual: R$ 60.990
1.6 S PowerShift: R$ 66.990
1.6 SE manual: R$ 63.990
1.6 SE PowerShift: 69.990
2.0 SE PowerShift: R$ 72.990
2.0 Titanium PowerShift: R$ 79.990

Sedã
2.0 S PowerShift: R$ 69.990
2.0 SE PowerShift: R$ 74.990
2.0 Titanium PowerShift: R$ 81.990

Viagem a convite da Ford

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